Sindsorvetes promove giro pelo mundo do alimento refrescante

Para reforçar suas ações de propagação da cultura do sorvete como alimento na sociedade cearense, o Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes) realiza nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, o Fórum Selecta 360 - um giro pelo mundo do sorvete. A abertura oficial do evento será nesta terça dia 03/05, às 13h30, na sala VIP na cobertura da Casa da Indústria.

O Fórum apresentará palestras com tendências de mercado, tecnologias e processo. Para cada apresentação, haverá demonstração de produtos com degustação de sorvete. Será um giro pelo mundo do sorvete e todas as empresas do ramo no estado estão sendo convidadas.

De acordo com o presidente do Sindsorvetes, Flávio Oliveira, o setor de sorvete no país tem pouquíssima literatura e o pouco que se tem está em outro idioma que não o português. Flávio esclarece que quem decide investir no setor de sorvetes acaba encontrando algumas dificuldades no desenvolvimento de novos produtos.

"Dentro desse contexto, a ideia do evento é poder debater vários aspectos, formulações, ingredientes, tendência de mercado e aproveitar para aproximar industriais de todo o estado do Sindsorvetes. No contato com o sindicato, as empresas poderão trocar ideias e disseminar ainda mais a cultura do sorvete como alimento, passando informações e dados sobre o setor. Como sempre vem se trabalhando em nosso sindicato, tentando ampliar a visão do empresário e assim conseguir benefícios para todos", complementa Flávio Oliveira.

O Sistema FIEC , o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e a empresa Duas Rodas são parceiros no evento.

Dados do setor

O setor de sorvetes no estado é essencialmente constituído por microempresas (94%), e a produção dessas companhias destina-se em grande parte ao mercado interno. Existem 150 empresas em atuação em 50 municípios cearenses. Do total, 43% estão localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza. Esses dados constam no Censo do Setor de Sorvetes, do Sindsorvetes, com realização do Procompi, Sebrae, Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sobre o Sindicato

O Sindsorvetes hoje tem 27 filiados e tem realizado ações efetivas para fortalecer e unir o setor de forma a transformar o sorvete de sobremesa em alimento junto à sociedade. As empresas associadas são formadas na grande maioria por micro, pequenas e médias empresas.

Entre as bandeiras do sindicato, estão a defesa da difusão do valor nutricional do produto, a desvinculação do consumo de sorvetes das condições climáticas e a capacitação técnica e tecnológica das empresas.

Nos últimos 5 anos, por iniciativa do Sindsorvetes, foram realizadas as seguintes atividades: criação de uma central de compras comum; código de conduta ética; Plano de Resíduos Sólidos nas empresas; redução da carga tributária no estado para o setor, realização do Passeio Ciclístico anual em comemoração ao Dia do Sorvete; cursos de Boas Práticas de Fabricação (BPF); Planejamento Estratégico para o sindicato; além do desenvolvimento de lideranças locais com uso de várias ferramentas, entre elas Coaching, assim como oficinas de relações interpessoais. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA