SESI participa do lançamento do Programa de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou na tarde de hoje (02/05) uma solenidade para apresentar à comunidade acadêmica os projetos que estão sendo desenvolvidos pela instituição com foco em saúde, segurança e qualidade de vida dos servidores. Desde 2014, o Serviço Social da Indústria (SESI/CE) é um importante parceiro na implementação dessas ações, tendo sido o responsável pela elaboração do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional nos campi do Benfica, Porangabuçu e Sobral. Em breve, os campi do Pici e demais cidades do interior também serão contemplados com a iniciativa, que tem o objetivo de aumentar o bem-estar dos servidores e, consequentemente, sua produtividade. Além dos programas, atualmente o SESI é responsável pelos exames e consultas médicas dos servidores.  

A iniciativa da UFC, pioneira em uma instituição de ensino superior cearense, foi comemorada pelo reitor Henry Campos, presente ao evento: “Aos poucos estamos conseguindo aumentar a qualidade de vida dos nossos servidores. Nunca foram feitos esforços tão intensos nesse sentido, e isso não seria possível sem nossos parceiros, que nos deram a mão e nos ajudam a construir uma universidade melhor”, afirmou. 

A coordenadora de qualidade de vida no trabalho da UFC, Renata Mendes Luna, ratificou a importância do trabalho desenvolvido pelo SESI: “O SESI já tem um 'know how' muito grande nessa área, então ficamos muito felizes quando ele ganhou a licitação, pois já tínhamos esse conhecimento positivo do trabalho. Houve uma certa dificuldade porque a Universidade tem uma realidade particular, bem diferente de indústrias e empresas. Você tem, por exemplo, alguns projetos que vão mudando ao longo do tempo, de acordo com as pesquisas desenvolvidas pelos professores. Isso causa uma variação grande do que você vai encontrar, em termos de riscos, naquele local. Mas o trabalho do SESI conseguiu nos dar um diagnóstico muito bom, então podemos dizer que foi um desafio vencido”.

A professora ressalta que sem um diagnóstico seria impossível ter um conhecimento real das necessidades dos servidores, inviabilizando inclusive a compra de equipamentos de segurança adequados. Atualmente, o SESI é responsável

Para a gerente da Unidade de Saúde e Segurança para Indústria do SESI, Kassandra Morais, a iniciativa demonstra uma valorização, por parte da UFC, com seus trabalhadores, ao montar uma estrutura que dê respostas apropriadas às suas necessidades.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA