Sinduscon-CE e Coopercon-CE lançam guia sobre a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575

O Sinduscon-CE e a Coopercon-CE, por meio do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil (Inovacon-CE), lançam nesta terça-feira, 3/4, o guia orientativo “Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575”. O evento acontece a partir das 18h, no Hotel Brasil Tropical. Além da apresentação do Guia, será ministrada a palestra “Normas Técnicas na Construção Civil”, com o arquiteto Salvador Benevides*.

De acordo com Cláudio Barreira, conselheiro do Inovacon, a construção civil tem procurado se reinventar, buscando inovações para seus processos construtivos. “O principal objetivo desta publicação é dar condições às incorporadoras e construtoras, para que identifiquem previamente o grau de atendimento à norma com relação aos seus projetos, os materiais adquiridos, sistemas construtivos, entre outros.”, explica.

O guia tem como público alvo engenheiros, profissionais que atuam na sala técnica, arquitetos, projetistas, técnicos em edificações, estudantes e professores da área. Para André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE, a publicação é fundamental para o dia a dia das empresas. “Essa obra apresenta, de forma objetiva, as diretrizes da norma NBR 15.575, colaborando para o entendimento das construtoras e incorporadoras e garantindo um melhor desempenho aos processos construtivos", considera.

O presidente da Coopercon, João Carlos Lima, acrescenta que a publicação se propõe a ser um manual prático para aplicação das diretrizes. "Nos orgulhamos de apresentar o resultado deste trabalho, executado com muito zelo pela equipe do Inovacon", diz.

Norma Técnica

Em vigor desde julho de 2013, a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 foi criada para oferecer conforto aos usuários finais, no que diz respeito ao desempenho térmico, acústico, lumínico nos empreendimentos residenciais no Brasil. Dividida em seis partes, para cada sistema, há um critério e procedimentos para medir o atendimento aos requisitos nos padrões mínimo, intermediário ou superior.

Palestrante*

O arquiteto Salvador Benevides é pioneiro na aplicação de novas tecnologias, Gestão de Qualidade e Segurança do Trabalho na Construção Civil. Benevides é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em São Paulo, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em Administração de Empresas, Curso de Extensão Universitária em Gestão de Empresas pela Universidade Sorbonne de Paris.

SERVIÇO:

Lançamento do Guia Orientativo “Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575”

Data: 03 de maio

Horário: 18h

Local: Hotel Brasil Tropical – Auditório Tirol II / 4º andar

Endereço: Av. Abolição, 2323 – Meireles

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA