FIEC sedia encontros e treinamento do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) recebe pela primeira vez uma reunião itinerante do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC – na Região Nordeste. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27/04, na Sala Vip, com a participação de coordenadores de pesquisa dos Núcleos de Inovação Tecnológica de universidades e institutos federais espalhados pelo Nordeste. A articulação para que a FIEC acolhesse esses eventos foi feita pela área de cooperação do Núcleo de Economia de Estratégia e faz parte da estratégia da FIEC de reforçar ainda mais a  relação entre o setor industrial e a academia.Na oportunidade, também aconteceu a reunião da Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Nordeste.

Os temas em pauta na agenda dos encontros foram a preparação para reunião anual do Fórum, que acontecerá esse ano em Cuiabá, de 9 a 13 de maio, e o debate para escolher a capital do Nordeste que sediará o mesmo encontro em 2016.

A diretora do Padetec e também umas das coordenadoras dos encontros do FORTEC Nordeste, Técia Carvalho, elogia a iniciativa da FIEC em acolher as inciativas do Fórum. “ A FIEC já e parceira dos núcleos de inovação tecnológica e prova que quer contribuir ainda mais para um Ceará mais competitivo por meio do estímulo à inovação e transferência de tecnologias para as empresas. Quando os industriais apostam na inovação todo o Estado ganha e cresce”, reforça.

Ela lembra que a academia possui muita tecnologia, mas precisa encurtar o caminho de diálogo com os empresários. O Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC tem feito um trabalho excepcional na cooperação universidade-empresa com vontade de aprender e vivenciar com a gente”, complementa.

A realização dos encontros é da Rede NIT Nordeste, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e do Parque de Desenvolvimento Tecnológico – PADETEC, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e ProfNIT.

Parte prática dos encontros

Até a próxima sexta-feira, dia 29/04, os coordenadores do NITs e seus bolsistas de pesquisa, totalizando 60 pessoas, prosseguem na FIEC participando da 39ª Oficina e Treinamento chamado “ Mão-na-massa” da Rede NIT Nordeste.  Divididos em grupos, nesta quinta e sexta-feira, eles vão visitar oito empresas para prospectar e identificar demandas tecnológicas para inovação e a possibilidade de resultar em transferência de tecnologias. As empresas escolhidas são nas áreas de biotecnologia, química e metalmecânica. Quatro delas são indústrias associadas aos sindicatos patronais ligados à FIEC: Fotosensores; Alpha; Plastisan; Bioclone. As demais são a Hexa, ACP, Inoeduc e a Polymar. Os grupos conhecerão as empresas, distribuirão questionários e farão um radar de inovação dentro das necessidades dos empresários.


Sobre o FORTEC

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, criado em 1º de maio de 2006, é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA