Museu da Indústria recebe 7º Seminário do Patrimônio Cultural

Com o tema “Nossos Lugares, Nossas Memórias” e integrando a programação dos 290 anos de Fortaleza, a sétima edição do Seminário do Patrimônio Cultural acontece de 27 a 29 de abril, no Museu da Indústria. A programação visa despertar o olhar do fortalezense sobre questões relativas à memória e ao direito a elas, a partir da identificação e do reconhecimento dos bens culturais materiais e imateriais de nossa cidade.

As inscrições estão abertas e os participantes com, no mínimo 75% de presença, terão direito à certificado. Interessados deverão se inscrever através do formulário online  disponível em https://goo.gl/MxNJ3l. Estão sendo ofertadas 150 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

A programação é gratuita e contará com palestrantes e mediadores locais e nacionais que são referência no tema. Entre os destaques a palestra “Memórias, lugares e identificação com o patrimônio cultural”, com Regina Abreu (doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com experiência em Memória Social, Patrimônio Cultural, Museus, Audiovisual e Estudo de Trajetórias); e as mesas redondas “Visibilidade, Ambiência e Integração: os desafios de proteção do entorno de bens tombados”, com Sônia Rabello (Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro) e Natália Miranda Vieira (Universidade Federal de Pernambuco) e “Tecnologia e patrimônio cultural: estratégias de pertencimento na cidade”, com Giselle Beiguelman (Universidade de São Paulo), Cláudia Marinho (Universidade Federal do Ceará) e Eurico Vasconcelos (Universidade de Fortaleza).

O Seminário desse ano busca promover reflexões  não apenas para aspectos teóricos em torno da memória, mas também discutir métodos que ajudem a pensar e agir para a valorização do patrimônio cultural da cidade”, convida o gerente de educação patrimonial da Secultfor, Adson Rodrigo.

O público-alvo do 7o Seminário do Patrimônio são estudantes de ensino fundamental e médio; estudantes do ensino superior das áreas de Patrimônio, Arquitetura, História, Geografia, Turismo, Artes Visuais, dentre outras; professores da rede municipal e estadual de ensino; pesquisadores ; detentores(as) de bens registrados como patrimônio imaterial; organizações da sociedade civil; representantes de movimentos sociais; profissionais de turismo; profissionais da educação e demais interessados.

O objetivo do Seminário é contribuir para reflexões em torno das políticas públicas voltadas para a valorização e preservação dopatrimônio cultural da cidade, em busca de promover ações de sustentabilidade e de percepção mais crítica para nossos bens culturais.

O 7° Seminário do Patrimônio Cultural é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio do Museu da Indústria, da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho / IACC, do Programa de Pós-Graduação em Artes ICA / UFC e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e produção do Instituto Ânima Cult.

Serviço:
7° Seminário do Patrimônio Cultural
Quando: De 27 a 29 de abril
Onde: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
Clique aqui para acessar formulário de inscrição.
Vagas: 150. *Por ordem de inscrição.
Mais informações: 3105.1291 / 3105.1386
Programação gratuita

 

Programação completa

CURSOS
Workshop: R.U.A. Fortaleza. Laboratório nômade de práticas cartográficas, artísticas e culturais urbanas.
Quando: Dias 27, 28 e 29 de abril, de 8h30min às 12h.
Onde: Casa da Cultura Digital (Calçadão da Praia de Iracema, ao lado do Largo do Mincharia).
Ministrante: Lilian Amaral -  UFG. Vagas: 25. Inscrições no local.

Curso: Princípios em conservação de acervos de bens móveis (esculturas e telas)
Quando: Dias 27, 28 e 29 de abril, de 8h às 12h.
Onde: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Avenida Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga).
Ministrante: Antônio Vieira. Vagas: 15. Inscrições no local.
Público-alvo: Arquitetos, Designers, Estudantes de Artes, Histórias e áreas afins.
QUARTA-FEIRA, DIA 27 DE ABRIL
8h às 17h – Credenciamento.
13h30 – Abertura do evento.
14h às 15h30 – Palestra Magna: “Memórias, lugares e identificação com o patrimônio cultural”. Palestrante: Regina Abreu (Unirio).
15h30 – 16h – Intervalo Cultural
16h às 18h – Mesa redonda de debate: “Fortaleza se identifica com o Patrimônio Cultural?”. Mediador: José Clerton Martins (Unifor). Participantes: Mariana Marques (Revista Vós); Altemar Muniz (COMPHIC/ ANPUH - CE); Alexandre Jacó (IPHAN-CE); Jaime Leitão (Arquiteto); Luis Sabadia (Museu da Indústria); e Descartes Gadelha (Artista).

QUINTA-FEIRA, DIA 28 DE ABRIL
13h30 às 15h30 - Mesa redonda: “Visibilidade, Ambiência e Integração: os desafios de proteção do entorno de bens tombados”. Palestrantes: Sônia Rabello (Presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro) e Natália Miranda Vieira (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).
15h30 – 16h - Intervalo
16h às 18h - Mesa redonda: “Tecnologia e patrimônio cultural: estratégias de pertencimento na cidade”. Palestrantes: Giselle Beiguelman (Universidade de São Paulo – USP), Cláudia Marinho (Universidade Federal do Ceará – UFC), Eurico Vasconcelos (Universidade de Fortaleza – UNIFOR), Adson Pinheiro (Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza).
18h – Lançamento do livro Páginas do Patrimônio Cultural.

SEXTA-FEIRA, DIA 29 DE ABRIL
13h30 às 14h - Palestra: “Memória imaterial”. Palestrante: Erotilde Honório.
14h às 15h30 – Mesa-redonda: “Os sentidos da imaterialidade”. Palestrante: Iranilson Buriti de Oliveira (UFCG), Maria de Lourdes Macena Filha (IFCE) , Berenice Abreu (Uece).
15h45 – 16h– Intervalo
16h às 18h - Mesa-redonda: “Gestão e financiamento do Patrimônio Cultural: interfaces de preservação e desenvolvimento local”. Palestrantes: Margareth Matiko Uemura (Instituto Pólis - SP) e Paulo Victor Gomes Feitosa(Quitanda das Artes Agência e Produtora Cultural – CE).
18h – Lançamento da Coleção Pajeú / Encerramento com o Maracatu Nação Fortaleza.

*Programação sujeita a alteração

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA