Entreposto móvel de empresa associada ao Sindialimentos está pronto para abater e processar tilápia

O abate experimental de tilápia do entreposto móvel da Piscis, empresa associada ao Sindialimentos, foi realizado no dia 19, durante evento na Cooperativa de Pescado Pinhal, na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. O entreposto móvel de pescado será o primeiro do país com validação do projeto e dos processos pela Embrapa.

Ele será modelo para o Brasil e foi desenvolvido para atender todo o processamento na cadeia da pesca, visando também a redução de custos para o produtor. Os lançamentos oficiais da unidade, inédita no Brasil, acontecerão durante as feiras Agrotins, no mês de maio, em Palmas, no Tocantins; e em junho na PECNordeste, em Fortaleza.

A empresa contratou uma consultoria da empresa Engmaq, de Santa Catarina, para apoiar a construção da unidade móvel para o abate e beneficiamento da tilápia e teve acompanhamento da Embrapa Pesca e Aquicultura, de Palmas e  da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia em Santa Catarina. Funcionará em Jaguaribara, no interior do Ceará, operando no processamento de tilápias produzidas em tanques redes em grandes açudes como o Castanhão e terá Selo de Inspeção Estadual – SIE que será obtido na SEAPA.

O entreposto conta com o apoio por meio de edital do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em microempresas e pequenas empresas - Tecnova, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado, financiado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A Embrapa Suínos e Aves, localizada na cidade de Concórdia em Santa Catarina, é parceira da iniciativa. Recentemente, um projeto da Piscis foi contemplado 2º ciclo do edital SESI SENAI de Inovação 2015. O tema também está relacionado ao beneficiamento de pescado:  “Dos resíduos da piscicultura à produção de farinha de peixe para consumo animal”.

Evento de validação

A apresentação do entreposto móvel de pescado foi realizado por técnicos da Embrapa Pesca e Aquicultura, eles destacaram a estrutura e a importância do entreposto considerando especialmente o propósito do desenvolvimento do equipamento. Em seguida, os participantes do encontro fizeram visita ao entreposto, no qual viram fases do processo e o funcionamento dos equipamentos. Além de conhecer o processo, o momento foi para que os representantes de órgãos estaduais de controle e fiscalização da agropecuária fizessem sua contribuição para os ajustes ao sistema. Fizeram parte dos trabalhos de validação do entreposto o empresário André Siqueira, da Piscis, e o proprietário da Engmaq, Gerson Pilatti.

O Entreposto Móvel de Pescado atua no processo completo, com equipamentos como esteira lavatória, eletronarcose, tanque de sangria, esteira rotatória para transporte dos peixes não eviscerados, mesa de evisceração, esteira de peixe eviscerados, local de acondicionamento em caixas com gelo e câmara fria. Podendo efetuar também a filetagem, a separação mecânica da carne (CMS), pesagem e embalagem.

O Entreposto prevê também a etapa de destino correto de resíduos. O desenvolvimento da tecnologia dos abatedouros móveis para animais de produção pela Embrapa e Engmaq tem como objetivo oferecer uma solução para arranjos produtivos que produzem pescado para o mercado. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA