CNI realiza enquete sobre escaneamento de contêineres nos terminais portuários brasileiros

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio de sua Rede de Centro Internacionais de Negócios (Rede CIN), convida profissionais e representantes de empresas e entidades empresariais, que atuam diretamente com exportação e importação, a participarem da enquete sobre os problemas enfrentados nas operações de comércio exterior decorrentes da obrigatoriedade de inspeção não invasiva (escaneamento) de contêineres nos recintos alfandegados pela Receia Federal do Brasil (RFB). A pesquisa está aberta até hoje, 20/04, neste link.

Baseado na Lei nº 12.350/2010, todos os recintos alfandegados devem dispor de scanner com capacidade de atendimento equivalente à demanda de operações de desembaraço aduaneiro a serem realizadas.

A exigência, no entanto, tem se convertido – sobretudo nas exportações – em 100% de escaneamento das unidades de cargo de longo curso embarcadas em alguns terminais portuários do país.

A pesquisa tem como objetivo identificar os terminais portuários em que o escaneamento tenha se convertido em um critério dora dos padrões de gestão de risco fixados pela RFB ou se constituído em barreira ao comércio exterior.

Para acessar a pesquisa, clique aqui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA