Instituto francês fará transferência de tecnologia a associados do Sindialimentos

Os primeiros resultados de uma missão de empresários produtores de frutas e pescados realizada em 2015 à região da Bretanha, na França, começam a aparecer. O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) selou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Técnico para Frutos do Mar (IDmer – sigla em francês) para a transferência de tecnologia, processos e as mais inovadoras técnicas francesas à linha de produção cearense, com o objetivo de aumentar a competitividade das indústrias locais.


Na semana passada, o diretor científico do IDmer, Jean-Pascal Bergé, esteve no Ceará para conhecer uma fábrica de sucos em Pacajus, uma fazenda de camarão em Fortim, uma empresa processadora de camarão em Aracati e a cadeia produtiva da tilápia de Jaguaribara. O executivo também participou de reunião na Casa da Indústria, em Fortaleza, com associados do Sindialimentos, representantes do Centro Internacional de Negócios da FIEC e professores do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE).


A visita possibilitou que ele analisasse o ambiente local para orientar as indústrias cearenses quanto ao aproveitamento de frutas e pescados, inclusive dos resíduos, no processo de industrialização de polpas de frutas, camarão, tilápia e caranguejo. A próxima etapa da parceria consiste no levantamento do volume de resíduos gerados pelas indústrias para, assim, iniciar o processo propriamente dito da transferência tecnológica do instituto francês para o Ceará.


Também há interesse em viabilizar, por meio da parceria, o desenvolvimento de novos produtos e rotulagens para os produtos cearenses. Em setembro de 2015, a missão à França foi promovida pelo Sindialimentos e organizada pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC. Contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação da Agricultura e Agropecuária do Estado do Ceará (FAEC).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA