FIEC recebe visita de embaixador espanhol

“Esta é a segunda vez que venho a Fortaleza, desta vez recebemos uma motivação a mais para estar aqui por conta da presença do navio escola da Espanha. É um navio muito especial, que viaja desde 1927. Tive encontros com o governador e o prefeito, e agora com a FIEC, para avançar nossa parceria com o Ceará”. A fala é do embaixador da Espanha Manuel de La Cámara Hermoso, que participou de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realizada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), com o objetivo de suscitar parcerias e oportunidades de negócios entre os empresários cearenses e o país ibérico. O encontro foi liderado pelo Superindente do CIN, Eduardo Bezerra. 

Para o embaixador, os três setores brasileiros de maior interesse para a Espanha são indústrias, serviços e contratações públicas. No Ceará, o espanhol citou ações de interesse da Espanha, como a conclusão das obras do metrô de Fortaleza, que tem o envolvimento de uma empresa espanhola; a possibilidade de cooperação na área de pesca (especialmente no desenvolvimento de conservas de atum, em que a região espanhola da Galícia é referência); e o interesse em participar da concorrência para realizar as obras do aeroporto de Fortaleza. “Estamos explorando diversas possibilidade possibilidades. Para nós, o principal mercado do Mercosul é o Brasil, e o Ceará tem a melhor localização de todo o país. As Federações de Indústrias brasileiras são favoráveis à abertura econômica, a taxa de câmbio também muito favorável, então temos interesse em uma negociação mais concreta”, afirmou o Hermoso.

O coordenador do Núcleo de Economia e Estratégia, Fernando Castelo Branco, presente no encontro, destacou a média de crescimento cearense e o equilíbro das contas públicas do estado são como importantes diferenciais. “Historicamente, a curva de crescimento do Ceará tem sido maior do que a média nacional. Até mesmo diante do cenário nacional de crise, os impactos no estado têm sido menores”, ressaltou.

Também esteve presente o consulto da FIEC Jurandir Picanço para falar de uma área de suma importância para o Ceará e que tem a Espanha como referência: as energias renováveis. Picanço citou a ambiência positiva para este setor no estado e as oportunidades que o desenvolvimento das cadeias produtivas eólica e solar podem proporcionar aos investidores.

Segundo informações do CIN, os principais produtos exportados do Ceará para a Espanha em 2015 foram frutas (cascas de frutos cítricos e de melões), calçados, peles e couros (excetos peles com pelo) e gorduras e óleos animais ou vegetais, como ceras de carnaúba. Já os principais produtos importados pelo Ceará da Espanha no mesmo período foram combustíveis e óleos minerais; vidros e suas obras; madeira, carvão vegetal e obras de madeira; e máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e suas partes.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA