Sondagem da Construção - Atividade da indústria da construção segue em declínio

A indústria da construção cearense continua a apresentar queda na sua atividade. O índice de evolução do nível de atividade marcou 40,7 pontos no mês de fevereiro, valor abaixo do limiar de 50 pontos, demonstrando diminuição em relação ao mês anterior. O desempenho encontra-se em patamar bem inferior para o normal do setor, já que o indicador de nível de atividade efetivo em relação ao usual alcançou 29,1 pontos, indicando, assim, que a operação do segmento está abaixo do comum. Como consequência, o setor continua demitindo.

A nível nacional, o cenário é semelhante em que a queda da atividade foi ainda mais intensa, registrando indicadores de nível de atividade, nível de atividade efetivo em relação ao usual e nível de emprego mais distantes da
linha dos 50 pontos.

Embora ainda com expectativas negativas, a indústria da construção apresentou o mais elevado nível de confiança em 9 meses para as previsões do nível de atividade do próximo semestre. O índice que avalia a perspectiva quanto ao nível de atividade para os próximos seis meses subiu de 43,2 para 49 pontos, enquanto a perspectiva de novos empreendimentos e serviços cresceu de 35,4 para 46,2 pontos. A recuperação do otimismo por parte dos empresários nos próximos meses, significará um claro sinal de que a recuperação econômica no segmento ocorrerá ainda em 2016.

Confira aqui o estudo completo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA