FIEC entrega documentos com os resultados das Rotas Estratégicas de Energia e Eletrometalmecânico

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em solenidade na noite desta quinta-feira, 31/03, entregou oficialmente à sociedade os documentos com os  resultados obtidos pelo Projeto Rotas Estratégicas para os segmentos Eletrometalmecânico e Energia.  A abertura do evento foi feita pelo presidente da FIEC, Beto Studart. O trabalho é fruto da colaboração de mais de 100 especialistas, entre empresários, pesquisadores e representantes dos governos e instituições que apoiam a competitividade industrial do Ceará. O Projeto Rotas Estratégicas faz parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria.

O presidente da FIEC, Beto Studart, disse que quando assumiu há um ano e meio tratou mais da reestruturação do SESI, SENAI e IEL, pensando no industrial, no trabalhador da indústria e seus filhos. Mas, segundo ele, estava faltando um ambiente de informação e inteligência. " O Projeto Rotas Estratégicas trouxe esse ambiente rico de inteligência, colocando a FIEC em ponto de convergência. Estamos entregando a longevidade da indústria e e do seu trabalho projetado até o futuro. Agora, o meu foco será também o Projeto Bússola da Inovação" declarou.

Beto Studart frisou que vê no Ceará só riquezas e oportunidades e por isso trabalha pelo desenvolvimento econômico. Enfatizou a aproximação com a academia, citando o exemplo da BS PAR e a cadeira sobre o BS Design no curso de engenharia,  e do poder público estadual. " O governador Camilo Santana é o promotor desse relacionamento simbiótico, estreitando o contato dos secretários estaduais com os sindicatos ligados à Federação", reconhece.

O presidente do SIMEC, Sampaio Filho, ressaltou que as Rotas Estratégicas Setoriais vão mostrar visões de futuro que só vamos começar a enxergar daqui há 10 anos. "É uma política pública de Estado que vai nos dizer por onde caminhar e por onde seguir. O trabalho desenvolvido terá continuidade pela riqueza do documento. Agora, o setor produtivo pensa de uma forma visionária.", comemora.

Ele listou três futuros ou visões desejados para o setor eletrometalmecânico no Estado. Entre eles, ser um Polo Metalmecânico de grande importância para o Brasil e para o mundo; um setor produtor de bens e serviços para o mercado internacional; e um setor integrado a cadeia produtiva metalmecânica mundial. " A melhor maneira para prevê o futuro é criar", finalizou.

O presidente do Sindienergia, Elias do Carmo, elogiou a iniciativa da Federação em reunir especialistas para propor 547 ações a serem colocadas pelo setor no curto, médio e longo prazo. Ele comentou algumas visões por temas para energia eólica, solar, biomassa, gás, bem como eficiência energética. " O industrial precisa ver o futuro de cabeça erguida, perguntando o que quero ser, e onde quer chegar daqui a 10 anos.Os problemas econômicos e políticos devem ser deixados de lado para seguirmos em frente. E para isso, a FIEC com as rotas estratégicas ensina a pescar adiante", aconselhou. 

O economista do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Guilherme Muchale, fez uma síntese da metodologia e dos dados consolidados nas duas rotas estratégicas.

A solenidade contou também com a palestra "O Governo do Futuro e o papel da sociedade na gestão pública", proferida pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, Silvio Barros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA