Industriais cearenses sentem reflexos negativos da economia do ano passado também em 2016

Os indicadores de evolução do volume da produção e de utilização da capacidade instalada oscilaram para cima, em relação a janeiro, mas ainda permanecem abaixo do limiar dos 50 pontos, o que evidencia o cenário de retração na produção e de menor utilização do parque fabril. Após alcançar o menor valor registrado em sua série histórica, o indicador sobre o número de empregados também se recuperou, no entanto ainda indica perda de empregos, apenas com intensidade menor. Nessa direção, para o empresário industrial, 2016 começa com reflexos negativos da economia do ano passado, o que ainda não demostra uma recuperação da indústria cearense.

Os dados são da pesquisa Sondagem Industrial de fevereiro (documento em anexo), do Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI. A pesquisa apresenta indicadores de difusão ligados ao volume de produção, utilização da capacidade instalada frente o usual, estoques e número de empregados, além das expectativas com relação a demanda, compra de matérias-primas, número de empregados, intenção de investimento e quantidade exportada.

Ainda de acordo com a Sondagem, em fevereiro, os estoques novamente figuraram acima do ideal, no entanto, um pouco mais próximo da linha de equilíbrio entre planejado e efetivo.

Análise

O ano de 2015 apresentou cenário político instável, com efeitos negativos sobre a atividade econômica, especialmente sobre a confiança dos empresários. Esse quadro persiste em 2016, porém, no mês de fevereiro, alguns indicadores tiveram uma ligeira melhora, quando comparados ao início do ano. Apesar de interrupção na tendência de queda, os números ainda estão longe de indicar recuperação do setor industrial.

As expectativas dos industriais em relação à demanda ficaram estáveis em fevereiro, mas seguem em baixa em relação aos indicadores de números de empregados, compra de matéria-prima e investimentos. Para as exportações, as perspectivas registraram uma considerável queda, na comparação com o mês anterior.

Saiba mais:

O indicador de difusão da sondagem industrial varia entre 0 e 100 pontos. A linha de 50 pontos indica estabilidade. Predominância de respostas dos itens “aumento” e “aumento acentuado” levam o indicador acima dos 50 pontos. Por outro lado, indicadores abaixo desta linha indicam maior contingente de empresários apontando “queda” ou “queda acentuada” como respostas.

Confira aqui o estudo completo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA