Caminho sem volta: o Brasil pede urgência

A FIEC, juntamente com a Facic, ACC, Fecomércio, CDL e FCDL, publicou nota hoje nos jornais do Ceará, na qual pede urgência na solução da crise política com reflexos negativos em toda a sociedade. Sob o título CAMINHO SEM VOLTA: O BRASIL PEDE URGÊNCIA, as entidades pedem um posicionamento firme dos cidadãos contra o atual estado de coisas pelo qual o Brasil vem passando. Leia abaixo o teor da nota.

 

 

 

 

CAMINHO SEM VOLTA: O BRASIL PEDE URGÊNCIA

Os mais recentes fatos envolvendo personalidades públicas, por meio de condutas desabonadoras em relação a posições que ocupam ou ocuparam no seio da República, nos envergonham a todos e geram clima de desalento na sociedade.

A cada dia surgem novos acontecimentos que nos estarrecem e aprofundam a crise que vem comprometendo todos os campos de atuação, nos deixando sob o manto da instabilidade política e à sombra da derrocada econômica.

O mais grave é que as consequências dessa crise, que teve seu fulcro na política, se alastram perigosamente para contaminar nossas sólidas instituições republicanas. Não podemos aceitar que a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário sejam alvos de ataques por única e exclusivamente exercerem, com retidão, os papéis para os quais foram criados.

Nos últimos meses, a situação em que se colocou o Brasil, portanto, nos exige posições firmes, não apenas em defesa da economia, mas em defesa da própria sociedade. A falta de ética inundou o ambiente político, e o país já deu provas de que não vai mais suportar absurdos de tal natureza, que trazem prejuízos econômicos e sociais, abalam a autoestima do brasileiro e desgatam a imagem no cenário internacional.

Diante de uma sociedade que se mostra extremamente fragilizada, vemos que uma única coisa é consensual: para retomada do crescimento, o Brasil precisa resolver seus problemas políticos, para que possa ampliar a responsabilidade fiscal, impor criterioso ajuste de gastos, revisar os juros – sem comprometer a meta de inflação – e, fundamentalmente, sem produzir qualquer dano ao processo democrático. Esse é o maior desafio e não podemos nos eximir de enfrentá-lo.

As manifestações de repúdio a esses gestos têm ganhado às ruas de forma avassaladora. A crise política, que se arrasta há mais de um ano no país, entra em momento crucial.  Estamos trilhando um caminho sem volta e precisamos estar juntos, fortalecidos, neste importante período da história do Brasil.

As instituições que assinam este manifesto confiam que cada brasileiro cumpra seu dever de cidadão, posicionando-se firmemente contra esse estado de coisas, exigindo as soluções definitivas para que possamos retomar o rumo certo com urgência.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA