Rodada apresenta soluções para facilitar inovação de empresas cearenses

De um lado, empresários que querem inovar. Do outro, instituições que oferecem serviços e produtos para facilitar o processo de inovação. Foi assim a Rodada de Soluções realizada na manhã desta terça­feira (22/3) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Centro Internacional de Negócios e o Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da FIEC, além da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC) e a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef).

O objetivo da rodada foi favorecer o encontro entre as indústrias cearenses participantes do programa Tecnova­CE e as soluções promovidas pelo SENAI, Centro Internacional de Negócios e Banco do Nordeste (BNB), identificando demandas de inovação das empresas e visando ao desenvolvimento de novos negócios. A rodada foi dividida em oito mesas temáticas que trataram sobre desenvolvimento integrado de produto, otimização de processo de produção, lean manufacturing, metrologia, meio ambiente, energias renováveis, exportação e linhas de financiamento.

O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI, Régis Rafael Tavares, abriu o evento explicando que a ideia da rodada é proporcionar aos empresários informações para que deem um passo à frente no processo de inovar. “No ano passado, realizamos a primeira rodada dentro do Inova Ceará. Neste ano, aprimoramos o encontro, ampliando mesas temáticas e proporcionando uma gama maior de serviços, incluindo o Banco do Nordeste que oferece uma linha de financiamento específica para a inovação. O crédito é uma necessidade dos empresários que querem inovar e colocar novos produtos no mercado”, afirmou.

A rodada contou com a presença do secretário do Secitece, Inácio Arruda; do presidente do Cointec, Sampaio Filho; do analista da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Richard Afonso Correia, e do gerente de negócios do BNB, Luciano Lucena Bezerra, que realizou palestra apresentando a linha de financiamento do banco para empresas que querem inovar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA