FIEC começa a pensar futuros caminhos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu cerca de 35 especialistas na tarde dessa segunda-feira (21/3), no auditório Luis Esteves, na sede da Casa da Indústria, em Fortaleza, para que pensem visões de futuros e caminhos estratégicos para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação até o ano de 2025, no Ceará.


Muitos deles são pesquisadores de universidades e faculdades, empresários e representantes governamentais e de instituições que atuam fortemente nesses segmentos. Esse painel faz parte das Rotas Estratégicas - ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria - que prevê série de ações visando a promoção da indústria.


O economista do Sistema FIEC, Guilherme Muchale, abriu o painel apresentando o estudo socioeconômico da área e detalhes sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria. O painel prossegue amanhã na sede da FIEC. O coordenador de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza, Paulo Barbosa, participou do evento e disse que o órgão apoia e participa de qualquer iniciativa com relação ao setor de TIC. "Esse movimento com a participação de especialistas aqui na FIEC ajuda a impulsionar o HUB internacional de Telecomunicações", vislumbra. 


O HUB resultará na instalação de uma estação de cabos submarinos de fibra óptica e um DataCenter de porte internacional, o primeiro deste porte nas regiões Norte/Nordeste do País. Com essa estrutura, Fortaleza passará a ter condições de exportar conteúdos digitais brasileiros para a América do Norte e, futuramente, para a África (Luanda).


A expectativa é de que em poucos anos a Cidade estará interligada aos continentes da Europa e Ásia, tornando-se um importante Hub do setor de Telecomunicações. A parceria da Prefeitura de Fortaleza é com a empresa Angola Cables.


Sobre o setor de TIC no Ceará
De acordo com o estudo socioeconômico do ramo de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ceará,  divulgado pelo Núcleo de Economia do Sistema FIEC durante o painel,  em relação à representação no Brasil baseada na receita gerada pelo setor, o Ceará é o 11º no ranking, com cerca de 13 mil empregos, o que representa 1,6% do total.


No Brasil, 56% das empresas industriais fazem uso de TIC. Sobre mercado de trabalho, o Ceará é o 11º no ranking, com cerca de 13 mil empregos, o que representa 1,6% do total. Cerca de 80% desses empregos estão na Região Metropolitana de Fortaleza. Seguindo a tendência do Brasil, que ocupa a 42ª posição no ranking mundial, o Ceará tem níveis de exportação baixíssimos em comparação com o volume de importação, no entanto apresentou melhoras nos últimos anos. Com relação à pauta de exportações, ela é bastante explicada pelo comércio de Instrumentos de Medida que, em 2015, responderam por mais de 81% de todo o valor exportado.

Sobre as Rotas Estratégicas

O objetivo é sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará até 2025. A iniciativa é a maior ferramenta do Projeto para Desenvolvimento da Indústria, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria.


As contribuições dos especialistas convidados da indústria, governo e academia serão compiladas em forma de Roadmaps – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Veja aqui o estudo socioeconômico da Tecnologia da Informação e Comunicação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA