FIEC começa a pensar futuros caminhos do setor da Saúde

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu cerca de 60 especialistas durante dois dias dessa semana, 16/03 e 17/03,  no auditório Luis Esteves, na sede da Casa da Indústria, em Fortaleza, para pensar coletivamente visões de futuros e caminhos estratégicos para o setor da Saúde no Cearpa até o ano de 2025. Esse painel faz parte do Projeto  Rotas Estratégicas e são a maior ferramenta do Programa para Desenvolvimento da Indústria, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria. No primeiro dia, o diretor setorial do ramo farmacêutico do Sindquímica, Ociran Soares, deu boas-vindas aos convidados. Ele representou o presidente do Sindicato, Marcos Soares. O economista do Sistema FIEC, Guilherme Muchale, apresentou o estudo socioeconômico da área de Saúde e detalhes sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria.


No segundo dia, os especialistas validaram quatro visões sugeridas por eles no dia seguinte e que são referentes às áreas estratégicas do setor de saúde: TI; cosméticos, material de higiene e perfumaria; farmoquímico e farmacêutico; instrumentos, materiais e equipamentos de saúde. As visões são os desejos que o especialistas acreditam alcançá-los para o setor até 2025. Delas serão extraídos quatro fatores críticos das sugestões ou desejos para que tornem ações efetivas.


TI e Comunicação

Na semana que vem, nos dias 21 e 22 de março, no mesmo horário, será a vez do painel com especialista da Rota Estratégica Tecnologia da Informação e Comunicação. Os dois painéis abrem a programação do ano das RotasEstratégicas. 

Sobre as Rotas Estratégicas
O objetivo é sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará até 2025. A iniciativa é a maior ferramenta do Projeto para Desenvolvimento da Indústria, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria.

Já foram realizados e marcados encontros com especialistas dos setores de Energia, Eletrometalmecânico, Indústria da Construção e de Minerais não Metálicos, Logística, Saúde e TIC. Faltam serem promovidas as reuniões dos segmentos Agroalimentar, Economia do mar, Biotecnologia, Produtos de consumo (couro e calçados, confecções, madeira e móveis), Meio Ambiente, Turismo e Economia Criativa.

As contribuições dos especialistas convidados da indústria, governo e academia serão compiladas em forma de Roadmaps – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconômicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Sobre o Programa para Desenvolvimento da Indústria

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria cearense, foi lançado em 2015, o Programa para Desenvolvimento da Indústria, composto por um conjunto de projetos integrados que envolvem ações incisivas para promoção da competitividade, prospecção de futuro, inteligência competitiva e articulação com diversos atores em prol da cooperação para o desenvolvimento industrial, estímulo ao empreendedorismo e à eficiência produtiva.

Tendo como foco a prospecção de futuro, em 2014, a FIEC realizou o Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará. Este exercício de prospecção teve por objetivo identificar setores e áreas econômicas que poderão contribuir de maneira incisiva para o desenvolvimento do estado, à luz das tendências tecnológicas, econômicas e industriais internacionais, num horizonte de 10 anos, para o Ceará e todas suas mesorregiões.

Acesse aqui o estudo socioeconômico de Saúde...

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA