FIEC recebe delegação do Vietnã


A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), recebeu nesta quarta-feira, 16/03, a delegação do Vietnã, liderada pelo embaixador Nguyen Van Kien, para almoço de negócios com objetivo de estreitar relações comerciais entre o Ceará e o país asiático. O encontro foi articulado pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda.

O embaixador destacou as potencialidades dos dois países para os negócios em agricultura, indústria, turismo e ciência e tecnologia. “O setores mais atrativos da indústria cearense são couro, processamento de castanha e têxtil para compra. Nos últimos anos, o Vietnã tem comprado muitos materiais do mundo, como couro, soja e algodão. Exportamos para o Brasil calçados e peixe. Temos muito a cooperar e muitas áreas para fazer negócio”, disse Nguyen Van Kien.

O diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou as principais características do Ceará, como a posição de 1º lugar em exportação de frutas, flores ornamentais, calçados em números de pares, castanha de caju, cera de carnaúba e lagostas; 3º lugar na exportação de rochas ornamentais e 4º em couros. Ricardo destacou ainda o potencial energético do estado.

Sobre as possíveis relações comerciais com o Vietnã, apontou como promissoras a cajucultura e a industrialização de amêndoas, bem como psicultura e o setor de confecção. “Acima de tudo, precisamos nos conhecer melhor. É esse o acesso mais prático a fim de identificarmos em quais segmentos poderemos crescer juntos”, sugere Cavalcante.

O secretário Inácio Arruda acredita ser promissor o contato com os vietnamitas. “É a primeira vez que eles se encontram ao mesmo tempo com o governo e com o setor produtivo. Eles têm muitos interesses no nosso estado. São grandes exportadores de castanha de caju, de pescado, têm interesse de se aproximar. É um país em crescimento. As gerações de negócios e comércio podem crescer bastante”.

            

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA