Sindialimentos conhece bons exemplos de cooperativas do ramo de alimentos em SC

O presidente do Sindialimentos Ceará, André Siqueira, em viagem nessa semana ao sul do país ficou impressionado com a força do cooperativismo empresarial, que é latente naquela região do país. Ele conheceu grandes cooperativas: Aurora e Alfa. A Alfa teve crescimento econômico em 2015 acima dos índices inflacionários, apesar do decréscimo no PIB. São 18 mil famílias associadas. Já a Aurora Alimentos produz 1 milhão e 500 mil quilos de alimentos por dia. Uma carreta sai da empresa a cada 12 minutos. Segundo André Siqueira, temos muito a aprender com as experiências associativas. Eles são muitos bons exemplos de cooperação e associativismo para nossas empresas aqui no Ceará.

De acordo com o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, a essência da Aurora são as pessoas. "Em 1969, 18 homens representando 8 cooperativas do oeste de Santa Catarina se uniram para melhorar as condições dos produtores de suínos e conseguir mais espaço no mercado. Desse gesto nasceu a Aurora, a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil e referência mundial na tecnologia e processamento de carnes. Através da cooperação a Aurora equilibra seus objetivos empresariais com o compromisso social. Esse trabalho, baseado na política da coletividade e na partilha dos resultados, reflete no seu dia a dia com produtos de alta qualidade, valorização no campo e na cidade e cuidados com o planeta", explica.

Hoje a família Aurora é formada por 13 cooperativas filiadas, mais de 70 mil famílias associadas, mais de 26 mil funcionários da Aurora Alimentos e mais de 8 mil empregados das cooperativas filiadas ao Sistema da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Com gestão participativa, atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal. As unidades industriais, comerciais, granjas e distribuidores estão por todo o Brasil.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA