Conselhos de meio ambiente de federações de indústria do NE se reúnem na FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sedia no dia 8/3, das 8h às17h, a 20ª reunião do Conselho de Meio Ambiente Regional Nordeste da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na pauta, bioinvasores, o case de Redenção 2020 e licenciamento ambiental. A reunião contempla uma visita técnica à indústria de cerâmica Assunção, do Grupo Tavares, em Aquiraz.

No caso da carnaúba, o bioinvasor unha-do-diabo, trepadeira nativa de madagascar, cresce rapidamente sufocando a carnaúba. É resistente à seca e chega a cobrir toda a copa das carnaubeiras, impedindo que se retire suas palhas, usadas tradicionalmente em vários municípios do Ceará. Também será discutido o caso do bioinvasor coral sol.

A visita à Cerâmica Assunção, do Grupo Tavares, acontece no dia 7/3, de 12h30 às 16h. O objetivo é conhecer o processo produtivo da empresa, que usa 100% do combustível de biomassa renovável na queima da cerâmica. O grupo visitará também a Fazenda Veados, onde é feito o manejo florestal.

A reunião é composta por membros do conselho nos estados nordestinos. No Ceará, participam o diretor financeiro e presidente do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba do Estado do Ceará (Sindicarnaúba), Edgar Gadelha; presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Marcos Albuquerque; e gerente do Núcleo de Meio Ambiente, Renato Aragão.

COEMA
O Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria acompanha legislações e tendências, avalia políticas públicas, estimula o uso eficiente dos recursos naturais, promove a inserção da sustentabilidade nas estratégias de negócios visando o aumento da competitividade das indústrias. Promove o debate com especialistas e autoridades na área ambiental em temas como licenciamento, biodiversidade.

Serviço:
Reunião COEMA Nordeste
Data: 7/3 – Visita técnica à Cerâmica Assunção e Fazenda Veados
8/3 – Reunião na FIEC
Local: Visita técnica - Fazenda Veados e Cerâmica Assunção – Aquiraz
Reunião - FIEC (Auditório Luiz Esteves – 5º andar - Av. Barão de Studart, 1980)

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA