Governo do Estado realiza seminário sobre reflorestamento empresarial no Ceará

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realizou nesta terça-feira, 1º de março, no auditório da Vice-Governadoria, o I Seminário sobre Oportunidades para o Reflorestamento Empresarial no Ceará. Durante o evento foram divulgados os resultados preliminares dos experimentos realizados pela Embrapa no interior do estado, onde diversas espécies arbóreas foram plantadas desde 2009 e estão sendo testadas em plantios pré-comerciais.

O Seminário foi dividido em quatro painéis, com os temas: Iniciativas de Reflorestamento Empresarial no Ceará; Oportunidade na Exploração Econômica de Madeira no Ceará; O Reflorestamento Empresarial; e Pesquisa e Crédito para o Reflorestamento Empresarial no Ceará. O evento contou com a participação dos seguintes sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC):  Sindmóveis, Sinduscon e Sindcerâmica.

Pela manhã, foram apresentados os resultados com as espécies exóticas plantadas no estado do Ceará, como acácia mangium, mogno africano, cedro australiano e nim indiano. Foi possível conhecer a realidade dos produtores locais e dos compradores. O presidente da Associação Brasileira de Reflorestadores do Semiárido, Chico Rosa, mostrou algumas madeiras de mogno que já estão sendo comercializadas no estado do Ceará.

No período da tarde, o Seminário abordou as perspectivas do Reflorestamento Empresarial no Brasil e no Ceará. A assessora técnica da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Camila Soares, foi uma das palestrantes. Ela ressaltou que o Ceará é um grande consumidor de madeira, mas ainda não aparece nas principais estatísticas como produtor. “Perceber que o estado está se mobilizando para organizar essa produção florestal é muito bom tanto para a economia estadual quanto nacional. O Ceará importa muita madeira por ter no município de Marco um grande polo moveleiro. A produção acontecendo internamente vai gerar uma fonte de tributos muito importante”, avalia Camila.

De acordo com o secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, o estado do Ceará tem todas as condições de produzir madeira. “Temos uma extensa faixa litorânea adaptada para essas culturas e na região semiárida também outras espécies já demonstraram boa adaptação, utilizando pouca irrigação. A recomendação do governador Camilo Santana é que procurássemos outras oportunidades de negócio que não dependessem tanto da água e o reflorestamento está dentro desse perfil”, explicou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA