Sindicato da Construção Civil Pesada promove seminário sobre negociação coletiva

A indústria da construção civil pesada do Ceará emprega cerca de 30 mil trabalhadores direta e indiretamente, além de representar 18% do PIB do Estado, gerando quase R$ 18 bilhões ao ano para a economia cearense. O Sindicato que representa o setor possui 30 empresas associadas e espera ter 100 associados até o fim do ano.
Toda essa robustez requer um bom relacionamento trabalhista entre patrões e empregados. Recentemente criado, o Sinconpe/CE este ano passa a ser o responsável pelo acompanhamento das negociações coletivas junto ao sindicato dos trabalhadores. Antes, essa mediação era realizada pelo Sinicon, entidade nacional sediada no Rio de Janeiro.

Nessa semana, o sindicato dos trabalhadores já comunicou a realização das assembleias dos trabalhadores no canteiro de obras. Por isso, o Sincope realizou na tarde de quarta-feira, 24/12, o seminário "Negociações Coletivas no setor da Indústria da Construção Pesada do Ceará – Cenário Atual".

O próximo presidente do Sinconpe/CE, que assumirá em abril, Dinalvo Diniz, revela que o processo de negociação coletiva iniciou nessa semana. “Como é primeira vez que o sindicato com empresas locais vai sentar à mesa para negociar com o sindicato de empregados, estamos promovendo esse seminário para dar notícias a todos os filiados e para discutir com os especialistas quais são as boas técnicas de negociação e o que podemos fazer para ter uma boa negociação para ambas as partes”, esclarece. O encontro foi conduzido pelos especialistas Cleto Gomes e Sylvia Vilar, de Cleto Gomes Advogados Associados.

O Sindicato
O Sinconpe/CE foi  criado para representar as empresas que atuam com obras públicas como: eólica, construção de estradas, hidrelétricas, barragens, ferrovias, siderúrgicas, portos, aeroportos, entre outras. Desde o início de suas atividades, em janeiro deste ano, já conta com mais de 30 empresas associadas.

O novo presidente, Dinaldo Diniz, ressalta que as empresas sentiam necessidade de um órgão que representasse o setor: a indústria da construção civil pesada. “Éramos representados por um sindicato nacional, logicamente, dissociado das particularidades aqui no Estado. Passamos três anos lutando por esse sindicato. Em outubro do ano passado, logramos êxito e recebemos a carta sindical. E entre outubro e início desse ano, foram os trabalhos de organização e instalação de sede para estar o sindicato redondinho com condições de operar”, ressalta.

Serviço:
Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceara - Sinconpe/CE
Endereço: Rua Tomás Acioli, 840, 6º andar, Dionísio Torres, Fortaleza/ Ceará
Telefone: (85) 3224-3497

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA