COTEMA e Prefeitura de Fortaleza discutem gestão de resíduos sólidos

O coordenador de limpeza urbana da Secretaria de Conservação da Prefeitura de Fortaleza, Albert Brasil Gradvohl, foi o convidado da reunião de fevereiro do Conselho de Meio Ambiente (COTEMA) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ocorrida no dia 23. O vereador Deodato Ramalho (PT) também participou do encontro.

Gradvohl falou sobre os desafios da gestão dos resíduos sólidos na cidade, como os grandes geradores, as áreas de difícil acesso para coleta e os destinadores chamados clandestinos. Segundo ele, a partir de abril a prefeitura realizará coleta seletiva.

Segundo o coordenador, uma das soluções para a questão dos resíduos é a correta destinação final. “A reciclagem é o meio mais barato porque não se gasta nada. Por isso, precisa de incentivos”, disse.

Os ecopontos já estão definidos, segundo Gradvohl. Fortaleza já conta com quatro equipamentos deste tipo, sendo três em formato de contêiner nos bairros Conjunto

Esperança (Regional V), São João do Tauape e Varjota (Regional II) e Fátima (Regional IV). O ecoponto da Avenida Leste Oeste também será revitalizado, ganhando estrutura semelhante aos demais, e mais um novo ecoponto será implantado naquela área, possibilitando gerar maior eficiência na limpeza urbana e a coleta seletiva do bairro.

Até o final deste ano, Fortaleza terá um total de 25 ecopontos implantados, que serão as unidades administrativas das Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) de cada bairro com estruturas bem mais qualificadas para receber gratuitamente esses materiais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA