Economista Mansueto Almeida afirma que para sair da crise é preciso coordenação política

O economista Mansueto Almeida palestrou nesta terça-feira, 26/02, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), sobre o momento atual da economia e os desafios para o retorno ao crescimento.

Com auditório lotado, Mansueto disse que para sair da crise é preciso coordenação política. Entre os problemas atuais, ele elenca: baixa produtividade, alta inflação, complexidade tributária, pouco investimento em infraestrutura, alto desemprego, entre outros fatores. "Nem o mais pessimista economista previu o cenário atual do Brasil", disse.

Segundo o economista, o Brasil não sairá rápido da crise econômica iniciada em 2014 decorrente de um conjunto de politicas erradas adotadas desde 2009. O Brasil, para sair da crise, disse Mansueto, precisará aumentar a produtividade e fazer reformas estruturais, porém o efeito não virá no curto prazo. Sobre o ajuste fiscal, ele disse que se não fizermos, será imposto por uma inflação crescente. "Há um risco que tenhamos mais uma década perdida sem o ajuste ou se demoramos muito a fazer".

Para o presidente da FIEC, Beto Studart, o ano 2016 será um ano diferente porque não haverá surpresas. Apesar da difícil situação do país, ele disse que é preciso olhar para frente e construir o futuro do estado e do país.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA