SESI/CE inaugura 1ª escola de Educação Básica e Profissional (Ebep)

Na próxima segunda-feira, dia 18/01, será inaugurada a 1ª escola de Educação Básica e Profissional (Ebep) do Serviço Social da Indústria (SESI/CE). O evento acontece às 9 horas, no SESI Parangaba, Av. João Pessoa, 6754, com a presença de alunos, professores e autoridades. Após a solenidade de inauguração, os alunos permanecem na escola para o primeiro dia de aula.

O curso Ebep é gratuito e tem duração de três anos, compreendendo todo o ensino médio, ofertado pelo SESI, e ainda a formação técnica, ofertada pelo SENAI, nas áreas de Têxtil e Vestuário, Construção Civil e Metalmecânico. Neste primeiro ano, os 240 alunos selecionados serão divididos em seis turmas, sendo três pela manhã e três pela tarde. Os filhos dos trabalhadores da indústria são maioria no grupo, cerca de 80%. A previsão é que as inscrições para a turma de 2017 iniciem ainda neste semestre.

A metodologia das aulas visa propiciar um ambiente de aprendizado proveitoso para os estudantes, através da utilização de material didático específico para a proposta pedagógica da escola (em meio físico e eletrônico), além de recursos tecnológicos como o Projeto SESI Matemática e as oficinas de robótica da LEGO Education.

“Segundo estudos da Confederação Nacional da Indústria, a má qualidade da educação básica é uma das principais dificuldades para o crescimento das indústrias brasileiras, e no Ceará, infelizmente, não é diferente. Então, o SESI e o SENAI Ceará resolveram aderir a esse programa nacional por acreditar que o ensino médio articulado com o profissionalizante pode preparar os jovens para o êxito acadêmico, mas sem deixar de lado a capacitação para o mercado de trabalho”, explica a gerente do Núcleo de Educação e Cultura do SESI/CE, Sônia Parente.

O desafio de ministrar os conteúdos dos ensinos médio e técnico simultaneamente exige uma grade de aulas estratégica e bem organizada. Assim, o volume de horas/aula vai aumentando a cada ano, à medida que os jovens vão se envolvendo e se engajando na própria formação, o que melhora o desempenho da turma e reduz os índices de evasão.

No primeiro ano, os alunos cursarão a carga horária normal da matriz curricular do Ensino Médio, somado a oficinas de aprendizagem, atualidades, oficinas tecnológicas, artes e dança. No segundo ano, seguem as aulas do Ensino Médio, mas com foco direcionado para as ciências aplicadas, e começa o curso de Iniciação Profissional do SENAI, nas áreas de Construção Civil, Metalmecânica e Têxtil e Vestuário. No terceiro ano, por fim, os alunos concluem a carga horária do Ensino Médio e fazem o curso Técnico do SENAI​ nas áreas já citadas.

A equipe pedagógica é composta por assessores técnicos em educação, diretor escolar, coordenação pedagógica, psicóloga e professores.

A inauguração da escola Ebep faz parte do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado do Ceará, que tem a parceria do SESI/CE. O programa foi lançado em 2015, pelo governador Camilo Santana, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no estado, com 11 linhas de ações intersetoriais, em áreas como Justiça, emprego e renda, saúde, entre outros.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA