Confiança do industrial cearense apresenta pior resultado desde 2007

O ICEI registrou, em dezembro de 2015, o décimo segundo mês consecutivo de pessimismo por parte dos empresários da indústria cearense. O resultado de dezembro representa o menor nível de confiança de toda série histórica para o Ceará, iniciada em 2007. O indicador se mantém abaixo da linha divisória dos 50 pontos, sugerindo a descrença dos industriais do Estado em uma recuperação da economia brasileira no 1° semestre de 2016. A redução do índice, comparado com o mês imediatamente anterior, foi de 2,5 pontos. Já em comparação à dezembro de 2014, nota-se uma diferença de -12,3 pontos, e, em relação à média histórica, de -20,5 pontos.

Considerando os resultados para o Brasil, observa-se comportamento semelhante ao índice estadual, com índice de confiança variando próximo aos 36 pontos nos últimos quatro meses. Comparado com dezembro de 2014, nota-se redução de -9,2 pontos, já quando comparado à média de toda série histórica, há decréscimo de 19 pontos, evidenciando a elevação no pessimismo dos gestores da indústria nacional no 2° semestre do ano.

Na análise setorial do ICEI, para o Ceará, a indústria da construção apresenta maior nível de pessimismo, com índice de 34,4 pontos, pior resultado da série histórica. Já na visão por porte, as médias empresas apresentam menores índices de confiança, apesar da redução, frente novembro, ocorrer também nas pequenas e grandes indústrias. Essas foram as principais conclusões da pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA