Projeto No Clima da Caatinga lança documentário sobre a relação dos sertanejos com o semiárido

A mata branca com suas características, suas dificuldades e suas possibilidades. Mostrar que é possível uma relação de boa convivência entre o homem e o semiárido; esse é o foco de ‘Caatinga’, segundo documentário lançado pelo Projeto No Clima da Caatinga (NCC), apoiado pelo Sistema FIEC. Nele, homens e mulheres do campo, estudantes e pesquisadores relatam suas histórias com o bioma nordestino e como elas mudaram a partir da adoção de novas maneiras de conviver com o meio ambiente em condições desafiadoras.

Caatinga é uma produção do Projeto No Clima da Caatinga, executado pela Associação Caatinga, em parceria com a Clarear Imagens. Filmado na Reserva Natural Serra das Almas em Crateús, é um convite a pensar os problemas e alternativas de conservação da vegetação cearense.

Para o coordenador geral do NCC Rodrigo Castro, o vídeo-documentário é uma importante ferramenta no esforço de valorização da Caatinga, mostrando aspectos poucos conhecidos desse extraordinário bioma. “Graças ao patrocínio da Petrobras o filme pode ser realizado e poderá atingir diversos públicos, desde o sertanejo, através de ações de educação ambiental realizadas no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, ao público geral, que pode acessar o documentário e baixa-lo gratuitamente em nossas redes sociais”, completa o biólogo.

O Projeto No Clima da Caatinga

O Projeto No Clima da Caatinga tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e atualmente está na segunda fase.

Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação a ações de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população local em defesa da Caatinga e gerando alternativas de geração de renda. O projeto que está em implantação desde 2011 gerou resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida da população e igualmente na conservação da Caatinga e mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global no semiárido.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA