Chefe da Embrapa Agroindustrial Tropical apresenta ações e projetos em reunião do Conselho do Agronegócio da FIEC

O chefe geral da Embrapa Agroindustrial Tropical, Lucas Antonio de Sousa Leite, participou nesta terça-feira, 17 de novembro, da reunião do Conselho Temático de Agronegócio (CONAG) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), liderado pelo presidente Bessa Júnior. As discussões giraram em torno de maior articulação entre a Embrapa e o setor produtivo.

Lucas Leite defendeu que se amplie a comunicação entre a instituição e os empresários e instituições como a FIEC. “Devemos ampliar o contato para que a pesquisa e o avanço tecnológico levem à inovação”. Ele disse que o Brasil investe 1,2% do PIB Setorial em pesquisas agroindustriais enquanto países desenvolvidos investem 3%. “Para que haja um maior desenvolvimento, além do fortalecimento entre as instituições, devemos ampliar a participação do setor privado em pesquisa e inovação”.

O chefe da Embrapa Agroindustrial Tropical apresentou a EmbrapaTec, uma subsidiária da Embrapa que visa fortalecer relações com o mercado da inovação. Terá por finalidade comercializar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa, explorar o uso de marcas e direitos decorrentes da propriedade intelectual, inclusive proteção de cultivares e mudas, com o propósito de aplicar parcela dos recursos arrecadados na realização de investimentos e custeio de atividades de pesquisa agrícola. A empresa é exclusivamente pública, mas sujeita ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributárias. Esse formato permite que a empresa ganhe agilidade para colocar seus produtos e tecnologias no mercado brasileiro e internacional.

Com 191 colaboradores, a Embrapa Agroindustrial Tropical, conta com dois campos experimentais e 14 laboratórios. Entre as principais conquistas da instituição, Lucas Leite destacou a contribuição com os avanços do conhecimento incorporados ao processo produtivo. A Embrapa tem atuado na perspectiva de aumentar a produtividade, agregar valor e aproveitamento integral de substâncias.

Entre os desafios, estão o de intensificar a produtividade de forma sustentável e ter olhar especial para a diversificação. “Agricultura hoje é nutrição, saúde, serviços ambientais, cultura, gastronomia, turismo, química verde. O agro será cada vez mais pressionado na direção da multifuncionalidade”, conclui Lucas Leite.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA