Prêmio InovePlast de Inovação Aberta recebe 49 inscrições

O 1° Prêmio InovePlast de Inovação Aberta recebeu 49 inscrições com novas ideias de produtos e processos para o setor plástico e novas aplicações para os métodos já existentes.  O prêmio é uma promoção da Rede de Indústrias do Setor Plástico – InovePlast, iniciativa de associados do Sindicato da Indústria Química (Sindquímica Ceará), com apoio do Programa de Desenvolvimento da Indústria (PDI), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Os ganhadores do prêmio serão conhecidos durante festa de confraternização do Sindquímica Ceará no próximo dia 03/12, no Museu da Indústria, no Centro de Fortaleza.

O prêmio se baseia no conceito de Inovação Aberta pelo qual as organizações abrem suas portas para fluxos de ideias promissoras, recursos tecnológicos e capital humano qualificados vindos de fora da empresa. Por meio da inovação aberta, as empresas têm a possibilidade de elevar seu nível de competitividade em concursos e desafios de ideias abertos a diversos segmentos da sociedade.

Podiam se inscrever estudantes, consultores, instituições de ensino, funcionários das próprias empresas, fornecedores, empresários, startups, aceleradoras e organizações da sociedade civil. Os projetos foram inscritos individualmente ou em equipe para inovações em produtos, processos de fabricação e matérias-primas. Participam projetos de todo o país.  Serão distribuídos R$ 18 mil em prêmios para os três primeiros colocados.


O prêmio tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica), Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão, Celulose e Embalagens em Geral no Estado do Ceará (Sindiembalagens) e Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Pernambuco (Simpepe). Patrocinam o prêmio o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), SEBRAE, Moldemba e MTF Termoformadoras.

Rede InovePlast

A rede InovePlast nasceu de um grupo de empresários industriais do setor de plásticos do Ceará, tendo à frente como idealizador o diretor da área do plástico e da borracha no Sindquimica, Alexandre Mota, que deseja inovar na área, elevando sua competitividade no cenário atual por meio do fomento à inovação. Participam da rede as empresas Kipo Plásticos, INSOPRO, BSPet, Intraplast e Plastsan. Pioneiro no estado, o grupo segue a tendência da economia do compartilhamento. As indústrias integrantes da rede buscam conhecimento e inovação em contextos que se encontram muito além de suas próprias fronteiras, estabelecendo parcerias e desenvolvimento de projetos de cooperação entre empresas, sua cadeia de valor e entidades do ecossistema de inovação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA