X Seminário INOVA Ceará promove reencontro de idealizador de startup de saúde com investidor

O  X Seminário INOVA Ceará, na sua programação da tarde, promoveu o reencontro do idealizador de uma startup com o seu investidor que incentivou a ideia. São eles: Rodrigo de Alvarenga, diretor Brasil da Startup Grind, maior comunidade global de startups, e Rafael Nunes, CEO e Co-Fundador da Nutrieduc, startup que começou como aplicativo para dieta dos pontos para se tornar uma multiplataforma voltada para área da saúde e bem-estar. Eles se reencontram no INOVA depois que Rodrigo conheceu Rafael no evento Startup Grind, em Curitiba, e resolveu investir e apostar no negócio da Nutrieduc. Os palestrantes participaram do Talk Show - Desenvolvendo Startups no Brasil, que atraiu um bom público que lotou o auditório José Flávio Lima, na sede da FIEC, em Fortaleza, nesta quinta-feira, 5/11. Durante o debate, Rodrigo revelou que apostou as fichas na Nutrieduc por ter desenvolvido uma solução na área de saúde que atenda problemas reais das pessoas.

Em nome do presidente da FIEC, Beto Studart, e do presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia, Sampaio Filho, o coordenador do  X Seminário INOVA CEARÁ 2015, Mário Gurjão, desejou boas-vindas aos jovens empreendedores. " Já considero o Inova um dos eventos mais relevantes de fomento à Inovação no Estado", destacou Gurjão.

No momento em que muitos sentem a dificuldade de crescer economicamente em nosso país, Rafael Nunes, também graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) e pós­ - graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Tecnologia Java, enfatizou na sua palestra sobre como ele conseguiu sucesso na área em que atua, incentivando os ouvintes. Atualmente, Rafael é o CEO e Co­Fundador da Startup Nutrieduc, que começou como aplicativo para dieta dos pontos para se tornar uma multiplataforma voltada para área da saúde e bem ­estar. " Tudo começou com um projeto para os estudos de sua pós graduação. Depois de receber um bom feedback, decidi investir mais. Larguei meu antigo trabalho para concentrar as forças apenas em seu projeto. Além disso, a visão empreendedora permitiu unir meus conhecimentos em computação com os de meu irmão, formado em Administração, e juntos, formamos uma empresa", revelou.

Por sua vez, Rodrigo de Alvarenga fez um panorama sobre startups no Brasil e no mundo. Afirmou que mesmo com o custo alto da economia, no Brasil, o aumento do acesso à internet permite montarmos negócios e internacionalizá-los. Sugeriu aos presentes que implantem áreas de inovação para tirar novas ideias que não interfiram no atual negócio. Segundo ele, a produção em larga escala nascida da Revolução Industrial, pela qual quanto mais se produz, mais vende-se, tem afastado o valor agregado dos produtos tão importantes nas economias criativas e compartilhadas de hoje em dia. " Economia criativa, economia compartilhada, valor adicionado, propósitos são fatores que devemos levar em conta pois mudam o ritmo de produção em larga escala para valorizar o valor agregado", complementou.

Questionado como a indústria no modelo tradicional pode usufruir das parcerias com startups, Rodrigo de Alvarenga elencou que as indústrias através do SENAI podem desenvolver novos produtos em parceria com empresas nascentes; ou mesmo investir diretamente nas novas ideias dessas statups que não obrigatoriamente atuem na mesma área da indústria; além de promover eventos que reúnam academia e novos empreendedores para que apresentem potenciais negócios inovadores para empresários e investidores. "Quanto mais compartilharmos pensamentos e ideias, melhor", estimulou. Rodrigo finalizou o papo no talkshow afirmando que a única forma de mudarmos o Brasil é sair do habitual. "Os brasileiros são empolgados, criativos e trabalhadores. Mas não estão mais empolgados em mudar", atesta.

Ao final, oito startups cearenses participaram da Mostra de Negócios Inovadores. Bioclone, Influsser, Medlog, Meu Atendimento, Minha Melhor Semana, Offzone Work, Plantae e Tannery apresentaram suas ideias em 5 minutos. Elas atuam em diversas áreas, entre elas biotecnologia, saúde, marketing e gestão. 

O X Seminário INOVA CEARÁ faz parte das ações do Programa para Desenvolvimento da Indústria. 

    

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA