Orientação profissional e empreendedorismo marcam Fórum IEL de Carreiras

Um sucesso de inscrições e de programação: foi assim o Fórum IEL de Carreiras, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no RioMar Shopping, em Fortaleza/CE. Foram 2,8 mil inscritos, entre jovens estudantes e estagiários de nível médio, técnico e superior, além de profissionais interessados em novas possibilidades do mercado de trabalho. Gratuito, itinerante pelo país e inédito no Ceará, o Fórum IEL de Carreiras é uma promoção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional e do IEL/CE, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A programação geral dos dois dias envolveu um Encontro de Líderes (com representantes de Recursos Humanos de empresas, com 280 participantes), além de cinco blocos de palestras e 33 oficinas, tendo como foco o desenvolvimento de carreiras, a orientação profissionais, startups e o empreendedorismo. A mediação dos debates ficou sob a responsabilidade do músico Gabriel, O Pensador.

Para o superintendente do IEL/CE, Ricardo Sabadia, o fórum estimulou os participantes a pensar sobre o futuro profissional. “Em muitos casos, estamos falando de profissões que nem existem hoje. Algumas profissões poderão desaparecer e outras vão surgir”, argumentou. Todo o trabalho do fórum no Ceará iniciou em março de 2015, com apoio de 20 colaboradores do IEL/CE, coordenados pela gerente de Educação e Carreiras do IEL/CE, Aurineli Freire. Durante a programação, o evento também contou com a parceria do SESI/CE, em oficinas e nas mesas individuais de coaching para orientação de carreira; bem como do SENAI/CE em algumas oficinas ministradas.

Empreendedorismo e inspiração

Em todo o fórum, diversos profissionais, com histórias inspiradoras, contaram suas experiências. As palestras abordaram temas como “Nativos Digitais”,”Conectados com o Futuro”, “Meu lugar na Indústria”, “A sua próxima carreira ainda não existe” e “Estilo de vida e trabalho”.
Entre nomes nacionais e locais, o público acompanhou as palestras de Tallis Gomes, criador do aplicativo “Easy Taxi” e do arquiteto e urbanista Edgar Gouveia Júnior – que criou o Play the Call, uma gincana mundial online de mudança social, que dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos com jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. Já o cearense Léo Lacerda apresentou a 85 Labs, empresa responsável pelo apoio na criação de startups, com programas de mentoria, redes de relacionamento e investimento de capital de risco, em parceria com investidores 'anjos'. “Empreender não é fácil e não é como capa de revista. Mas vale a pena”, comentou.

No sábado (31/10), o webativista e estudioso da cultura digital, Gil Giardelli, falou sobre o tema e todas as suas consequências para as gerações que estão no mercado de trabalho e as que ainda vão enfrentá-lo. “Vivemos uma cultura em que carros, biscoitos e até pele humana já podem ser criados em impressoras 3D. Nossa atual geração é chamada de “geração dos distraídos”, porque os dispositivos móveis tomaram conta de nossa atenção. Economicamente falando, estamos na chamada 4a onda do capitalismo e na 3a onda da automação – o que aponta, segundo estudos, que em 2020 cerca de 55% dos empregos serão executados por robôs. A boa notícia é que haverá mais empregos”, comentou, completando: “acredito que ser jovem hoje não tem a ver com a idade, e sim como você encara a mudança. Uma dica que deixo é: façam também trabalhos voluntários. Você tem grandes possibilidades de se tornar um ser humano melhor e também um gestor melhor”, disse.

O Fórum IEL de Carreiras foi encerrado com palestra da empreendedora brasileira, escritora e fundadora da FazINOVA Escola de Empreendedorismo e Habilidades, Bel Pesce. Autora do livro “A Menina do Vale”, “A Menina do Vale 2” e do recém lançado “A sua melhor versão te leva além”, Bel falou sobre sua carreira, projetos e enfatizou a importância de se pensar a carreira de uma forma diferente. Bel foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes dos Brasil”, pela Revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil”, pela Revista Forbes, e entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens” pela Cia de Talentos.

“A capacidade técnica é importante, mas a capacidade de aprender sempre é vital, diante de tantas mudanças aceleradas do mundo. Sem isso, ninguém avança”, salientou.

Oficinas e Coaching

As oficinas do Fórum aconteceram paralelamente às palestras, com temas ligados à educação empreendedora, networking, carreira, criação de startups, marketing pessoal, canvas desgin thinking, liderança, vida saudável e estilo no trabalho.

Os participantes também puderam se inscrever em sessões de coaching individual/orientação de carreira, com objetivo de identificar as suas principais afinidades profissionais, por meio do diagnóstico dos pontos fortes para impulso da trajetória profissional. De acordo com a organização, foram realizados 69 atendimentos individuais durante todo o fórum, orientados por uma equipe de colaboradores do SESI, capacitados pelo IEL/CE.

Para Wilson Pinheiro Júnior, 27 anos, inscrito em oficinas e na sessão de coaching, o fórum trouxe inúmeras possibilidades, como a experiência de conviver com outras pessoas, trocar idéias e projetos, bem como nos orientar na carreira. “Sou formado em Comércio Exterior, já trabalhei na área, mas recentemente deixei um emprego na área de vendas. A sessão de coaching daqui me mostrou passos para voltar para a minha área de formação, a fim de trabalhar na área que estudei”, opina.

Comunicação virtual

Para ajudar na condução do debate das palestras do fórum, o público pôde utilizar o aplicativo Spotchat - ferramenta desenvolvida por cearenses, com a intenção de gerar mais engajamento e comunicação entre pessoas. Através do app, os participantes puderam conversar entre si e tirar dúvidas com os palestrantes. Além disso, durante a realização do evento, a plataforma fez a transmissão ao vivo de todo o debate.

Criado em 2015, o Spotchat foi criado pelos analistas de sistemas cearenses Thiago Amarante e Marlos Távora. “O Spotchat tem o objetivo de promover conexões entre as pessoas, permitindo que elas, estando no mesmo local, possam conversar, privadamente ou em público, utilizando-se do chat”, orientou Marlos, que falou sobre o aplicativo durante o Fórum IEL de Carreiras, no dia 30/10.

Para usar o Spotchat, é preciso fazer o download gratuito, já disponível nas duas maiores plataformas móveis Android e iOS, e “logar” com a conta do Facebook. Em menos de cinco meses de lançamento de sua primeira versão, já são mais de 5.900 usuários, 559.880 ações, mais de 65.480 mensagens trocadas, cerca de 98.120 conexões e 28.313 check-ins.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA