Empresários industriais discutem papel do trader e importação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu na manhã desta segunda-feira (26/10), o trader da BCC Comercial, Robin Hermans, que falou aos empresários dos setores produtivos relativos aos sindicatos ligados à Federação, representantes de universidades e profissionais da área de comércio exterior e aduaneira sobre as atividades relativas ao trader no processo de importação. O evento aconteceu no auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria

Na oportunidade, o presidente da FIEC, Beto Studart, que abriu o evento, falou sobre sua experiência empresarial na área da importação de ativos para defensivos agrícolas numa época de crise econômica no Brasil, na época do Governo Sarney, e destacou que conseguiu voltar a ter competitividade no mercado quando começou a importar. "O mundo todo está à disposição para os nossos produtos", disse, destacando que as empresas têm uma gama de alternativas para manter os negócios.

Assim, o trader da BCC Comercial, Robin Hermans, destacou a importância de capacitar as empresas para exportar e para importar para que se tornem players no mercado, a fim de que não fiquem reféns da economia nacional. Entre as vantagens de importar, Hermans citou o aumento do grau de informações das empresas, aproveitar as oportunidades comerciais, de especialização tecnológica, oportunidades financeiras e aumento do fluxo de caixa. “Usar um trader para importar traz benefícios como melhorias na comunicação, garantia da qualidade do produto importado, serviços de logística nacional e internacional, além de oportunidades de financiamento”, disse.

Robin Hermans explicou que, na proposta tradicional, uma trader é uma casa comercial que pode ir a campo nos diversos países a procura de produtos; faz todas as operações e viabiliza os produtos demandados, entre outros. No entanto, ele explica que hoje muitas empresas estão indo aos países diretamente, mas isso não impede que uma trader faça parte processo nas várias etapas da importação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA