INOVA Ceará 2015 terá debates sobre startups, lançamento da Bússola da Inovação e rodada de soluções industriais

No papel estratégico de promover, estimular e apoiar a inovação em todos os seus aspectos, o X Seminário INOVA CEARÁ 2015 será realizado no próximo dia 5 de novembro de 2015, no auditório Waldyr Diogo, na sede do Sistema FIEC, em Fortaleza.

O objetivo é contribuir significativamente para o processo de implantação da cultura da inovação, ampliar a competitividade do setor industrial e aproximar empresários, pesquisadores e agentes do setor público para estimular a geração de negócios e fomentar o desenvolvimento econômico em nosso estado. A edição desse ano trará como tema principal “Modernize Ideias. Sobrevivência, Visão e Sustentabilidade”.

O Sistema FIEC tem se empenhado em adotar a inovação como um conceito transversal e presente em todas as ações e projetos de cunho estratégico. Nesse sentido, o já consolidado Seminário INOVA CEARÁ chega à décima edição com novos compromissos e maiores desafios.

Durante o evento, será realizado o Talk Show Caminhos para uma Indústria Inovadora, com participação de Ronald Martin Dauscha, presidente do Conselho Consultivo do Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade (CLAEQ) e Marilia de Souza, gerente dos Observatórios de Prospecção e Difusão de Tecnologias (SENAI-PR), de Prospecção e Difusão de Iniciativas Sociais do SESI-PR e de Desenvolvimento Industrial do IEL-PR. No Talk Show Desenvolvendo Startups no Brasil, participam Rodrigo de Alvarenga, diretor Brasil da Startup Grind, maior comunidade global de startups, e Rafael Nunes, CEO e Co-Fundador da Nutrieduc, startup que começou como aplicativo para dieta dos pontos para se tornar uma multiplataforma voltada para área da saúde e bem-estar.

O evento também inclui a Mostra de Negócios Inovadores, a Rodada de Soluções Industriais e o lançamento da Bússola de Inovação, uma pesquisa online para auxiliar as indústrias no processo de inovação e trazer informações específicas do estado para direcionar iniciativas de apoio às indústrias.

Rodada de Soluções Industriais

Favorecer o encontro entre os desafios das indústrias cearenses e as soluções tecnológicas promovidas pelo SENAI/CE, identificando as demandas de inovação das indústrias e visando o desenvolvimento de novos negócios. Esses são os principais objetivos da Rodada de Soluções Industriais que o SENAI/CE promoverá, a partir das 14h.

Durante a rodada, serão apresentadas 6 mesas temáticas pela equipe técnica do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação – CETIS do SENAI/CE. São elas: Desenvolvimento Integrado de Produto, Design Estratégico, Otimização de Processo de Produção, Lean Manufacturing, Logística e Exportação, sendo esta última conduzida pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC.

A vantagem da Rodada de Soluções Industriais é a interação entre empresas e o CETIS do SENAI/CE, que dispõe de um amplo portfólio visando desenvolver o perfil de inovação das indústrias cearenses. Os empresários terão a oportunidade de identificar como o CETIS pode agregar valor ao seu negócio, conhecendo detalhes das soluções que temos em nosso Centro.

 

Talk Show – Caminhos para uma Indústria Inovadora

Participação de Ronald Martin Dauscha, presidente do Conselho Consultivo do Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade (CLAEQ) e de Marilia de Souza, Gerente dos Observatórios de Prospecção e Difusão de Tecnologias (SENAI-PR), de Prospecção e Difusão de Iniciativas Sociais (SESI-PR) e de Desenvolvimento Industrial (IEL-PR).

Talk Show - Desenvolvendo Startups no Brasil

Participação de Rodrigo de Alvarenga, diretor Brasil da Startup Grind, maior comunidade global de startups, e Rafael Nunes, CEO e Co-Fundador da Nutrieduc, startup que começou como aplicativo para dieta dos pontos para se tornar uma multiplataforma voltada para área da saúde e bem-estar.

Mostra de Negócios Inovadores
Os diversos segmentos da sociedade terão a oportunidade de conhecer de perto alguns modelos de negócios nascentes e inovadores, de diferentes áreas e que vem sendo desenvolvidos por empreendedores cearenses por meio de apresentações presenciais e rápidas, na modalidade usualmente conhecida como PITCH. O PITCH é uma forma de apresentação sintética com o objetivo de despertar o interesse de investidores ou clientes para o seu negócio.

Durante a apresentação devem ficar claros alguns aspectos fundamentais, tais como: problema a ser resolvido, solução proposta, modelo de negócio, estágio atual,. mercado, potencial de crescimento, entre outros. Para facilitar a compreensão do público em tão pouco tempo, os empreendedores selecionados receberam capacitação nessa modalidade de apresentação bem como um modelo padrão para destacar cada ponto do negócio.

*5 minutos para cada apresentação (PITCH);

*10 Negócios inovadores em diferentes estágios de desenvolvimento.


Saiba mais:

O X Seminário Inova Ceará 2015 é uma realização do Sistema FIEC, com apoio do Centro Latino Americano para Inovação, Excelência e Qualidade, e patrocínio do SENAI/CE, SESI/CE, Sebrae, Banco do Nordeste e da Aço Cearense.

Serviço:
X Seminário INOVA CEARÁ 2015
Data: 5 de novembro (quinta-feira)
Local: FIEC (Auditório Waldyr Diogo – Térreo - Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota)
Informações e inscrições para o evento e rodada de soluções industriais: www.sfiec.org.br/inovaceara2015

Programação do X Seminário INOVA CEARÁ 2015:

Horário Evento
08:30 às 09:30 Welcome Coffee
09:30 às 10:00 Solenidade de Abertura
10:00 às 10:15 Lançamento da Bússola da Inovação
10:30 às 11:30 Talk Show Construindo Caminhos para uma Indústria Inovadora
11:30 às 12:00 Debate
14:00 às 16:30 Rodada de Soluções Industriais
14:30 às 16:30 Talk Show Desenvolvendo Startups no Brasil
16:30 às 17:00 Interação - Café
17:00 às 18:00 Apresentação de Negócios Inovadores
18:00 às 19:00 Coquetel

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA