FIEC começa a pensar caminhos futuros do setor de eletrometalmecânico no Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reúne na tarde desta quarta-feira, 22/09, no auditório Luis Esteves, 49 especialistas que vão pensar coletivamente visões de futuros e caminhos estratégicos para o setor de eletrometalmecânico até o ano de 2025 no Ceará. As Rotas Estratégicas são a maior ferramenta e fazem parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria. O coordenador do Programa para Desenvolvimento da Indústria e também presidente do Sindicato Eletrometalmecãnico do Ceará, Sampaio Filho, abriu o evento dizendo que esse momento de crise no país é crucial para se pensar o futuro com propostas positivas e que fortaleçam todos os ramos industriais.

As contribuições dos especialistas serão compiladas em forma de Roadmaps – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconomicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação. 

 

Sobre as Rotas Estratégicas
O objetivo é sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará até 2025. As próximas áreas são: construção, logística, saúde, tecnologia da informação e comunicação, água, agroalimentar, biotecnologia, economia do mar, produtos de consumo (couro e calçados, confecções, madeira e móveis), meio ambiente e turismo e economia criativa.

As Rotas Estratégicas pensam os setores e sua orientação por áreas do estado, em uma perspectiva de longo prazo e induzem a criação de ambientes que atraiam, retenham e desenvolvam pessoas, empresas e investimentos focados na inovação e sustentabilidade. A intenção é permitir que o Ceará possua posição competitiva nacional e internacional nos setores estratégicos, contribuindo para a reorientação do desenvolvimento industrial e econômico do estado.

Bússola da Inovação

Dando continuidade ao Programa para Desenvolvimento da Indústria, nesta quinta-feira, 24/9, às 16h, na sala VIP, na cobertura da sede da FIEC, em Fortaleza. o Sistema FIEC, por meio do Núcleo de Economia e Estratégia, vai apresentar o Projeto Bússola de Inovação para diretores e representantes de instituições que promovem a inovação e pesquisa tecnológica no estado. Na ocasião, além da metodologia do projeto, serão expostos os benefícios para o setor industrial e para as entidades do Sistema FIEC e instituições parceiras. O evento será conduzido pelo coordenador do Programa para Desenvolvimento da Indústria, Sampaio Filho, com o apoio dos consultores Marília de Souza e Sidarta Ruthes, ambos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA