CSP contrata 200 profissionais qualificados pelo SENAI/CE

A Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP) vai entrar em operação em 2016. A chegada desse empreendimento ao Estado trará um grande incremento econômico e os setores siderúrgicos e eletrometalmecânico passarão a ser os mais fortes no Ceará. Para chegar a esse grau de importância no todo da Indústria e economia cearense, há uma perspectiva do aumento da participação na produção de riqueza e geração de emprego e renda. O aumento considerável da mão de obra será possível com a contratação de 900 funcionários pela CSP após seleção e qualificação realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI/CE). O Programa de de Preparação de mão-de-obra para a  Fase Operacional do empreendimento já iniciou 70% das turmas previstas do total de 47. Dezoito turmas prosseguem até o fim desse ano. Serão formados 1200 profissionais. Duzentos alunos já trabalham na CSP no Complexo Industrial Portuário do Pecém. Muitos deles foram empregados pela primeira vez e  vão atuar na área operacional da usina.

Após terminar o curso no SENAI, os alunos que serão contratados pela Companhia passam por cursos de extensão com instrutores da CSP. Ao todo, são 15 qualificações do tipo para trabalhar em alto forno, como auxiliar de laboratório, lingotador, operador de aciaria, de coqueria, ponte rolante, sinterização de pátio e tratamento de gás.

Novas inscrições
A unidade do SENAI de São Gonçalo do Amarante mantém um posto permanente para o cadastro presencial de interessados em disputar um vaga de trabalho na Companhia Siderúrgica do Pecém(CSP).

Sobre o Programa de Qualificação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE) está realizando o Programa de Preparação de mão-de-obra para a Fase Operacional da Companhia Siderúrgica do Pecém - CSP. O programa visa à realização de seleção e qualificação de mão-de-obra, pelo SENAI, para possível contratação por parte da CSP.  Os cursos são gratuitos com direito a bolsa-auxilio estudantil e lanche. Os alunos  matriculados no programa estão sendo preparados e aspiram à contratação na Companhia.  A Companhia poderá absorver até 900 profissionais em seu quadro operacional, mediante aprovação no (processo de capacitação) curso realizado, de acordo com a disponibilidade de vagas na empresa. A maioria das aulas acontece na unidade do SENAI Maracanaú nos turnos manhã, tarde e noite. Duas turmas prosseguem no SENAI Barra do Ceará

Os cursos específicos para operação da Siderúrgica são nas áreas: Operação de Aciaria, Operação de Coqueria, Operação de Sinterização e Pátio, Operação em Alto-Forno, Lingotador, Mecânico de Manutenção, Eletricista de Manutenção,Caldereiro, Usinagem, Planejamento e Controle da Produção - PCP, Operador de Tratamento de Gás, Gás Utilitário, Segurança em Laboratório, Operador de processos químicos industriais, Maquinista Ferroviário, Operação de Ponte Rolante, Soldador no Processo Eletrodo Revestido em Aço Carbono,  Inspeção de Placas,

 

Novas inscrições

Apesar da conclusão do processo seletivo, a CSP continua recebendo inscrições de candidatos. O candidato interessado em participar de futuros processos pode ir até a unidade do Senai de São Gonçalo e preencher um cadastro. A escola do SENAI funcionará como um posto de coleta para as próximas oportunidades oferecidas pela empresa.

Saiba mais:

O SENAI/CE recebeu 9360 inscrições matrículas para cursos do Programa de Qualificação Profissional lançado em parceria com a Companhia Siderúrgica do Pecém. Um recorde de inscritos. A capacitação é direcionada a pessoas entre 18 e 28 anos (preferencialmente), com Ensino Médio ou curso técnico concluído (de acordo com o requisito de cada curso) e que residam nos municípios próximos ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no qual a CSP está inserida.

Setor eletrometalmecânico

Em relação ao setor no Ceará, dos 8 segmentos que o compõem, destacam-se metalurgia, seguida de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Somados, os dois representam quase 60% do total. A representatividade do setor na economia do estado pode ser avaliada com base em sua participação de 1,2% no PIB e 1,9% no emprego formal. Em termos da importância do setor para a indústria, ele responde por 8% da mão de obra e 5,1% do PIB. O Ceará é o 12º no ranking, com cerca de 29 mil empregos, o que representa 1,2% do total. O setor é responsável por 8% dos vínculos industriais formais do Ceará, com alta concentração na Região Metropolitana de Fortaleza, em que se destacam, além da capital, os municípios de Caucaia, Maracanaú e Eusébio.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA