Danilo Forte debate na FIEC sobre dívidas com FINOR

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) esteve reunido com diretores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), liderados pelo presidente da instituição, Beto Studart, para um almoço na sede da entidade. O motivo do encontro com o parlamentar foi a emenda 15, de autoria do peemedebista, à Medida Provisória 677/2015 que propõe a renegociação, total ou parcial, das dívidas das empresas inadimplentes com o Fundo de Investimentos do Nordeste (FINOR). No último levantamento realizado em 2013, o Ministério da Integração Nacional informou que as dívidas chegam a R$ 23,5 bilhões recuperáveis.

Durante o encontro, Forte e os empresários ressaltaram a importância da renegociação das debêntures, além do baixo impacto que o montante das dívidas causaria para ao fundo credor e ao Tesouro. “Um ponto a ser discutido e levado em consideração é o êxito do projeto beneficiário do empréstimo”, destacou Danilo acerca dos novos critérios a serem estudados. De acordo com o presidente da Fiec, a renegociação das dívidas ligadas ao Finor representaria o fim do constrangimento de empresários que ficaram inadimplentes na emissão de debêntures e pode representar um alento para o setor produtivo no Nordeste. “A Fiec vem trabalhando firme para essa conquista e, com o empenho do deputado Danilo Forte nessa empreitada, autor de importante Emenda à MP 677, também como vice-presidente da Comissão de Orçamento, e do senador Eunício Oliveira, relator da mesma MP, renova-se a confiança de que venha a se consolidar essa demanda antiga do empresariado”, asseverou.

Segundo o deputado, que levará a pauta do projeto ao ministro da Integração, Gilberto Magalhães Occhi, nos próximos dias, com a finalidade de propor parâmetros similares aos aplicados ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal), “a realidade do Nordeste frente ao resto do País é totalmente diferente”. O parlamentar lembrou ainda que o Ministério da Fazenda não tinha interesse em debater esse tema em outras épocas porque a pasta não era conhecedora dos impactos impostos ao Tesouro pelo próprio caráter independente do FINOR.

Saiba mais:
Número total de projetos beneficiários de recursos do FINOR e FINAM: 1.120
Número total de empresas beneficiárias emissoras de debêntures: 519
Número total de empresas inadimplentes junto ao fundo: 512
Índice de inadimplência: 99%
Valor autorizado das debêntures vencidas (em 31.12.2014): R$ 19 bilhões

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA