Portal Único, Programa OEA e CAPTA serão debatidos em road show sobre facilitação do comércio exterior na FIEC

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do seu Centro Internacional de Negócios, realizam no próximo dia 27 de agosto de 2015, o “Road Show: Iniciativa de Facilitação do Comércio”, na sede FIEC (Av. Barão de Studart, 1980), das 8h40 às 16h. As inscrições podem ser feitas neste link http://goo.gl/48FdiV .

O evento terá participação de representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Embaixada Britânica e do Instituto Procomex, que debaterão as vantagens e benefícios de importantes ações desenvolvidas pelo governo federal em parceria com o setor privado: o Portal Único de Comércio Exterior, o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) e o sistema CAPTA.

A programação conta com apresentação do estudo “O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de Transformação”, painéis sobre o “MDIC: O Portal Único e o que muda no comércio exterior” e o “RFB: o programa OEA brasileiro” e, ainda, apresentação “Procomex: como participar da modernização do comércio exterior”.

O evento tem como público alvo empresários e executivos que atuam no comércio internacional, despachantes aduaneiros, operadores logísticos e agentes de carga.

SAIBA MAIS

PORTAL ÚNICO: O Portal Único é uma inciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e da Receita Federal do Brasil (RFB), com contribuição do Instituto Procomex e da CNI, que tem como objetivo à reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro, com intuito de estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior.

OEA: O Programa OEA é uma iniciativa da RFB, apoiada pelo Instituto Procomex e pela CNI, para certificação de empresas atuantes no comércio exterior, com o propósito de acelerar o despacho de mercadorias na aduana e garantir maior segurança e competitividade para o país.

CAPTA: O CAPTA é uma iniciativa do MDIC junto com a Embaixada Britânica, em parceira com a CNI, para divulgação de tarifas, de regras de origem, dos compromissos de serviços previstos nos acordos comerciais em vigor e das preferências tarifárias que o Brasil recebe ou concede.

SERVIÇO
Road Show: Iniciativas de Facilitação do Comércio
Data: 27 de agosto de 20145
Horário: das 8h40 às 16h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) - Casa da Indústria – 5º andar
(Av. Barão de Studart, 1980 - Auditório Luiz Esteves Neto)

Mais informações e inscrições: goo.gl/48FdiV ou (85) 3421-5418

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA