SENAI forma jovens para programa de qualificação profissional da Votorantim Cimentos

Vinte jovens residentes de comunidades do entorno da fábrica da Votorantim Cimentos, em Sobral/CE, receberam um passaporte para o mercado de trabalho formal: foi a formatura da 2a turma do Programa Evoluir da empresa, realizada no dia 31 de julho último, no Centro Integrado SESI SENAI Sobral. Os participantes foram beneficiados com um curso de qualificação técnica profissional em mecânica industrial, ministrado pelo SENAI, parceiro na iniciativa.

A cerimônia de formatura e entrega dos certificados aconteceu no auditório na unidade. As aulas tiveram início em março de 2013. A capacitação envolveu um estágio na fábrica da Votorantim Cimentos, com carga horária de 400 horas. Após a conclusão, os jovens também podem contar com o suporte do SENAI no encaminhamento para o mercado de trabalho.

 

Conheça o Programa Evoluir

O Programa Evoluir é uma iniciativa da Votorantim Cimentos, com o objetivo de qualificar profissionalmente, por meio de cursos técnicos industriais, jovens de 17 a 29 anos, nas comunidades próximas às unidades da empresa. O objetivo é preparar mão-de-obra qualificada, auxiliar na inserção no mercado de trabalho e colaborar para o desenvolvimento e crescimento das regiões onde a Votorantim Cimentos atua.

Os candidatos passam por um processo seletivo. Os principais pré-requisitos, no processo, incluem a idade mínima de 18 anos até a conclusão do primeiro módulo, ensino fundamental completo, residir nas comunidades próximas às fábricas da empresa, não estar matriculado ou não ter concluído curso superior ou técnico e renda familiar de até um salário mínimo per capita.

A seleção acontece em três etapas eliminatórias. A primeira é a prova objetiva de língua portuguesa, matemática e redação. Os aprovados nessa fase passam por uma dinâmica de grupo para avaliação da determinação pessoal, relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade de aprendizagem e comprometimento. O último passo é a visita domiciliar de uma assistente social para analisar se o candidato e sua família atendem aos critérios do programa.

Além das disciplinas técnicas, os cursos oferecidos pelo programa trabalham conteúdos e conceitos estratégicos para a formação profissional, como relações interpessoais, carreiras, impacto das inovações tecnológicas na sociedade, Estado, cidadania e trabalho.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54,5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA