Indústrias cearenses do setor plástico lançam prêmio de Inovação Aberta

Buscar novas ideias de produtos e processos para o setor plástico e novas aplicações para os métodos já existentes é o objetivo do 1° Prêmio InovePlast de Inovação Aberta, promovido pela Rede de indústrias do setor plástico – InovePlast, iniciativa de associados do Sindquímica Ceará. A premiação será lançada durante a 10ª edição da Feira Embala Nordeste, que ocorre entre 3 e 7 de agosto, em Olinda, Pernambuco.

O prêmio, que será lançado no dia 4 de agosto, se baseia no conceito de Inovação Aberta pelo qual as organizações abrem suas portas para fluxos de ideias promissoras, recursos tecnológicos e capital humano qualificados vindos de fora da empresa. Por meio da inovação aberta, as empresas têm a possibilidade de elevar seu nível de competitividade em concursos e desafios de ideias abertos a diversos segmentos da sociedade.

Podem se inscrever estudantes, consultores, instituições de ensino, funcionários das próprias empresas, fornecedores, empresários, startups, aceleradoras e organizações da sociedade civil. Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em equipe para inovações em produtos, processos de fabricação e matérias-primas. O objetivo é receber projetos de todo o país. O prazo final de inscrição é 22 de setembro. Serão distribuídos 18 mil reais em prêmios para os três primeiros colocados.

O prêmio tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica), Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão, Celulose e Embalagens em Geral no Estado do Ceará (Sindiembalagens) e Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Pernambuco (Simpepe). Patrocinam o prêmio o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), SEBRAE, Moldemba e MTF Termoformadoras.

Rede InovePlast

A rede InovePlast nasceu de um grupo de empresários industriais do setor de plásticos do Ceará que deseja inovar na área, elevando sua competitividade no cenário atual por meio do fomento à inovação. Participam da rede as empresas Kipo Plásticos, INSOPRO, BSPet, Intraplast e Plastsan. Pioneiro no estado, o grupo segue a tendência da economia do compartilhamento. As indústrias integrantes da rede buscam conhecimento e inovação em contextos que se encontram muito além de suas próprias fronteiras, estabelecendo parcerias e desenvolvimento de projetos de cooperação entre empresas, sua cadeia de valor, entidades do ecossistema de inovação.

A intenção é formar arranjos interinstitucionais que contribuem para a competitividade e sustentabilidade a partir de inovações que mitiguem os impactos sobre o meio ambiente, promovam a inclusão social e proporcionem desempenho superior no atual contexto de crise hídrica e energética, baixa produtividade do trabalho, crescimento econômico estagnado e falta de políticas públicas de desenvolvimento regional.

Indústria de plástico no Ceará

A indústria plástica tem grande potencial de crescimento no Ceará. Atualmente, representa apenas 0,9% da produção do setor industrial cearense, ocupando a 15º posição no Brasil, entretanto, possui melhor posicionamento nos segmentos de embalagens de material plástico e na produção de outros artefatos. Em relação ao mercado de trabalho formal, o setor detém 1,2% dos empregos formais e estabelecimentos.

Em termos de distribuição geográfica no Estado, mais de 3 mil empregos são gerados apenas em Maracanaú, Fortaleza e Eusébio, todos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Serviço
1° Prêmio InovePlast de Inovação Aberta
Mais informações e inscrições: www.inoveplast.com.br

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA