SESI/CE oferece cursos de educação continuada de acordo com a demanda da empresa

As capacitações estão disponíveis nas modalidades presencial e à distância, nas áreas de educação digital, formação pessoal e profissional, leitura e matemática

A Educação Continuada ganha importância estratégica na medida em que responde à demanda crescente da indústria em termos de qualificação permanente de seus trabalhadores. É o caso da indústria Vicunha, que contratou ao SESI/CE um curso de Libras para seus colabores. Concluído em junho passado, a capacitação, com 80h/aula, proporcionou aos 46 participantes a oportunidade de iniciar o aprendizado em outra Língua, expandindo a comunicação no ambiente laboral.

Segundo Daniele Moreira Lima, Analista de Recursos Humanos da Vicunha, com o conhecimento adquirido, ela acredita que a empresa poderá prestar um melhor atendimento à população surda do grupo, contribuindo para que se sintam ainda mais incluídas e respeitadas em seu ambiente de trabalho. “Certamente o retorno será em motivação e satisfação desses trabalhadores. Esperamos que novas turmas se formem e cada vez mais tenhamos pessoas contribuindo para a inclusão das pessoas com deficiência auditiva”, destaca.

Vale destacar que as empresas podem solicitar ao SESI/CE um treinamento de acordo com a sua necessidade. “A empresa diz o que precisa e nossa equipe de docentes e consultores monta o curso para atender especificamente aquela demanda”, explica a gerente de educação do SESI/CE, Sônia Parente. As capacitações estão disponíveis nas modalidades presencial e à distância, nas áreas de educação digital, formação pessoal e profissional, leitura e matemática.

A Educação Continuada é um processo de desenvolvimento permanente da formação do cidadão. É constituída de ações educativas voltadas à aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências, atitudes e valores para a melhoria do desempenho pessoal e profissional. Os cursos, palestras e demais eventos educativos são ofertados na modalidade presencial ou a distância.

O trabalhador interessado deve procurar o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa em que trabalha para solicitar a matrícula em uma turma. As turmas são fechadas conforme a demanda das empresas e, dependendo do número de interessados, será possível até ter uma unidade móvel do SESI na própria empresa contratante.

Veja a relação de alguns cursos disponíveis atualmente

Ética e conduta no trabalho – Curso com 8h/aula. Objetivo: favorecer a construção de conceitos e a reflexão individual e coletiva sobre a necessidade da adoção de uma postura ética. Conteúdo programático: Reciprocidade, Deveres, Atitudes éticas, Falta de ética, e as Considerações éticas hoje: diálogo e tolerância.

Feedback: uma oportunidade de crescimento e aprendizagem - Curso com 8h/aula. Objetivo: Compreender o que é um feedback. Conteúdo programático: Conceito de feedback, e Dicas para dar e receber feedback no ambiente de trabalho.

Formação de Líderes: Curso com 12 h/aula cada módulo (5 módulos ao todo). Objetivo: Compreender o perfil de liderança a fim de aplicá-lo nas situações cotidianas do ambiente laboral. Conteúdo programático: Liderança essencial, O líder e a Gestão para Resultados, Líder Coaching, Gestão de Reuniões e Formação de Equipes Eficazes

Relacionamento Interpessoal: eu e meus pares - Curso com 8h/aula. Objetivo: Refletir sobre a importância do bom relacionamento interpessoal entre pares para criar um ambiente de confiança. Conteúdo programático: O processo de interação entre as pessoas no ambiente de trabalho.

Os cursos podem ser contratados pelo telefone (85) 4009.6300. Outras informações e entrevistas pelos telefones (85) 3421.5810 3421.5831, 3421.5431

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA