Museu da Indústria recebe Carava das Artes do Ministério da Cultura

O Museu da Indústria recebe na terça-feira, dia 21 de julho, uma reunião setorial da Caravana das Artes, série de debates que o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) farão em todas as 27 unidades da Federação para coletar contribuições da sociedade civil para a construção da Política Nacional das Artes (PNA).

O primeiro destino da Caravana será a capital cearense, Fortaleza. Ao longo do dia, serão realizados encontros específicos para levantar e debater propostas de políticas públicas para as artes visuais, dança, circo, literatura, música e teatro. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
 
A abertura do evento será às 10h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A solenidade de abertura contará com a presença do presidente da Funarte, Francisco Bosco, do diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Leonardo Lessa, de representantes das secretarias estadual e municipal de Cultura e de outras autoridades locais. O artista plástico Yuri Firmeza foi convidado para fazer uma palestra sobre os desafios da política para as artes contemporâneas.
 
Francisco Bosco explicará como está sendo desenvolvido o processo participativo da elaboração da PNA, que parte dos estudos e discussões realizados nos últimos 10 anos pelos Colegiados Setoriais, formados por técnicos do Ministério da Cultura (MinC) e representantes da sociedade civil. A PNA deverá se constituir em um conjunto de políticas atualizadas, fundamentadas e duradouras para as artes no País.
 
No período da tarde, das 14 às 18h, serão realizadas seis reuniões separadas com artistas e produtores culturais, para debater propostas para as seis linguagens artísticas. As discussões serão conduzidas por um grupo de articuladores escolhidos pelo MinC pela competência e atuação profissional na articulação e no debate político no campo de suas respectivas linguagens. São eles:  Cacá Machado (música), Jacqueline Medeiros (artes visuais), Júnior Perim (Circo), Marcelo Bones (Teatro), Rui Moreira (Dança) e Sérgio Cohn (Literatura).
 
"Cada articulador do PNA será responsável por coordenar os encontros, as rodas de conversa que vão discutir, a partir dos planos setoriais de cada área, as propostas e necessidades das artes contemporâneas", informou a articuladora Jacqueline Medeiros, que atua e conhece o cenário cultural cearense.
 
Nas próximas edições da Caravana das Artes, além dois seis articuladores escolhidos pelo MinC, também estarão presentes seis consultores, que estão sendo selecionados por meio de edital da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em função do grande número de inscritos, a seleção dos consultores ainda está em processo. 
 
Além das caravanas, a participação da sociedade civil se dará ainda nas contribuições via internet na plataforma www.culturadigital.br/pna, nos encontros setoriais e nos seminários temáticos que farão parte da construção da Política Nacional das Artes.  
 
SERVIÇO:
Caravana das Artes no Ceará 

Abertura:10h
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza)
 
Reuniões para debater propostas para as linguagens artísticas: 14h às 18h 
 
Artes Visuais
Local: Cento Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D'eu, 560, Centro)
 
Circo
Local: Casa de Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128, Centro)
 
Dança
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
 
Literatura
Local: Espaço Estação, na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (Rua 24 de Maio, 60, Centro)
 
Música
Local:  Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)
 
Teatro
Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 - Centro)

 
Seminário "Participação Social na Gestão Cultural"

Após o final da programação da Caravana das Artes, artistas, produtores culturais e o público em geral poderão participar, das 18h às 20h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, do Seminário "Participação Social na Gestão Cultural", organizado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Ceará (Secult). 

Na ocasião, o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Vinicius Wu, apresentará a proposta e o calendário do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O conselho passar por renovação dos Colegiados Setoriais e eleição dos representantes da sociedade civil das áreas técnico-artísticas e do patrimônio cultural para o período de 2015 a 2017, por meio dos Fóruns Nacionais Setoriais, que serão realizados de maneira descentralizada e presencial. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA