Ex-aluno do SENAI/CE estudará Arquitetura no MIT e reconhece ajuda profissional da instituição

Um ex-aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), das unidades Barra do Ceará e Jacarecanga, passou em uma seleção feita pela Fundação Getúlio Vargas e vai estudar Arquitetura no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston, Estados Unidos.

Michel Silva, 23 anos, viaja em setembro. Ele atribui a conquista pessoal e profissional ao incentivo encontrado junto aos professores do SENAI após ter feitos os cursos de Programador Visual Gráfico, Edificações, Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho. Em retribuição e gratidão, Michel fez questão de ir conhecer nesta terça-feira, dia 14 de julho, o Instituto SENAI de Tecnologia Eletrometalmecânica, localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O estudante conheceu as instalações e foi apresentado aos profissionais que trabalham lá pela consultora Raquel Siqueira, também ex-aluna do SENAI/CE. O propósito da visita é fortalecer vínculos e ficar por dentro do trabalho feito naquele ambiente inovador para assim se preparar melhor como profissional antes de começar os estudos no exterior. Os Institutos SENAI de Inovação surgiram pelo país a partir de um convênio da instituição com o MIT.

Michel ficou fascinado com a estrutura disponibilizada às empresas industriais no Instituto. Conversou atentamente com os profissionais que atuam em conjunto no Instituto no desenvolvimento integrado de produtos e consultorias, ensaios laboratoriais e projetos de desenvolvimento e inovação de processos para a indústria cearense. "Conheci o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica. Momento de muita emoção e felicidade suprema. Esse ambiente me fascina. Apostei todas as minhas fichas no SENAI. Sou grato. Volto e honro quem me ajudou", reconhece.

Durante os próximos três anos que estudará no MIT, Michel terá que desenvolver os protótipos do Projeto de um bairro planejado com soluções inovadoras aplicáveis em qualquer cidade do mundo. Para conseguir êxito na aprovação do projeto na seleção, Michel recebeu ajuda dos seus professores do SENAI e da Universidade Federal do Ceará. O ex-aluno do SENAI acredita que não há uma cartilha pronta para inovar e empreender. "Arrisque-se, tente. Cada pessoa pode e deve encontrar o seu potencial de inovador e empreendedor. O cearense é um empreendedor por natureza", aconselha.

Depois de ter feito 5 cursos técnicos no SENAI/CE, em um período de quatro anos, Michel formou-se em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e estava cursando o sexto semestre do curso de Arquitetura na Estácio. Além disso, montou com sócios uma pequena empresa de projetos em Arquitetura e Design com foco na Construção Civil.  Michel também reconhece que o SENAI o ajudou na formação do seu próprio negócio que já dá lucro.  A oportunidade em participar da seleção para o MIT também surgiu a partir de informações no Portal do SENAI nacional. "Meu negócio de vida foi baseado nos cursos do SENAI/CE. A partir dele, minha carreira profissional teve um planejamento para artes gráficas, arquitetura e construção civil", revela.  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA