FIEC e SENAI realizam palestra com o tema: “NR-12 – Por que se adequar?”

Na manhã desta segunda-feira (13/07), o Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (CTRTS), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), realizou palestra com o tema “NR12 – Por que se adequar?”. O evento contou com a presença do 1º vice-presidente da FIEC, Alexandre Pereira, que destacou a necessidade dessa discussão para melhorar a eficiência dos negócios.“Precisamos aumentar a eficiência dos nossos trabalhos. A NR-12 é importante por prevenir a possibilidade de acidentes de trabalho, gerando competitividade no mercado”, ressalta Alexandre.

Com o objetivo de sanar as dúvidas das empresas sobre a NR-12, o palestrante Thomas Torres, consultor e professor do SENAI/CE, apresentou maneiras das empresas se adequarem as novas normas da NR-12, com medidas e proteções e explicou como novas máquinas e equipamentos proporcionam a segurança no trabalho, reduzindo acidentes típicos e fomentando o mercado nacional. Além de, apresentar os projetos do SENAI que auxiliam na implementação da NR-12 no dia a dia das empresas.

O que é a NR-12?

A NR – 12 é a Norma Regulamentadora nº 12 que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Entre os métodos de controle a serem adotados, está a definição de protocolos e fluxos de trabalho em todas as fases de operação e manutenção de máquinas. Também estão previstos, treinamentos de todos os empregados e instalação de sistemas de segurança.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA