Curso do Programa de Desenvolvimento Associativo na FIEC ensina empresas a reduzir tarifa de energia elétrica

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), realizou o curso “Como reduzir tarifa de energia elétrica” para os associados dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), nos segmentos de metal mecânica, alimentos e bebidas, química, gráfica, embalagens, reciclagem, e construção civil. A capacitação foi ministrada pelos engenheiros Lindenberg Nunes, e Carlos Eduardo Farias.

Durante o curso, os palestrantes explicaram a composição da conta de energia elétrica das empresas industriais, orientando sobre como analisá-la, a fim de identificar oportunidades de otimizar custos. Também discutiram o impacto das tarifas sobre a competitividade da Indústria e reforçaram a importância do associativismo entre as empresas para defender mudanças. Segundo Carlos Eduardo, “o peso da conta de energia eletro intensiva no processamento de alumínio, por exemplo, chega a 25%. No atual momento de encarecimento da energia, esse montante é decisivo para a sobrevivência do negócio”, afirma.

Durante a capacitação, Carlos Eduardo destacou que é importante compartilhar soluções com o objetivo de fortalecer a representação em defesa dos interesses das empresas. “As indústrias precisam estar unidas num ambiente de negócios a fim de trazer ganhos de competitividade em grupo. Uma boa oportunidade é aproveitar o PDA e, por conseguinte, conseguir o apoio das federações. Juntas, assim, terão uma voz mais forte junto às concessionárias de distribuição, às agências reguladoras e aos órgãos do Governo”, afirmou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA