Museu da Indústria recebe apresentação do Grupo de Choro da UECE

O Museu da Indústria recebeu no sábado, dia 04 de julho, apresentação do Grupo de Choro da Universidade do Estado do Ceará (UECE), durante programação do Projeto Viva o Centro Fortaleza. A apresentação faz parte do Programa Música no Museu.

O gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia, destacou a participação do equipamento no projeto. “O Museu da Indústria participa ativamente desse projeto, que tem o objetivo de atrair para as instituições do Centro as pessoas que sempre circulam pelo bairro. Em 1,5km2 temos o maior número de equipamentos culturais da cidade, que já têm suas programações habituais”.

Um momento para relembrar as músicas preferidas. Foi assim a manhã de sábado do aposentado Ailson Xavier, 74. “Acompanho Choro há muito tempo e foi muito agradável vir aqui ouvir músicas que já ouvi diversas vezes, apresentadas por esse grupo fantástico. O Museu é maravilhoso. Gostaria de vir aqui mais vezes ouvir música”, conta.

O professor da UECE e coordenador do Museu da Indústria, Pablo Garcia da Costa, explica que a apresentação e repertório é fruto de uma pesquisa realizada pelos estudantes. Ele destaca a importância da parceria entre universidade  e Museu da Indústria. “É importante que a UECE, junto com o museu, pensem projetos, que a universidade possa escoar suas produções artísticas, científicas, como estamos fazendo aqui. Faz bem para nossas atividades”, analisa.

Segundo Pablo Garcia, a UECE tem vários grupos de atividades artísticas, com atividades de piano, violão, flautas transversas, flauta doce, banda de sopro, Orquestra Sinfônica, Grupo de Choro, grupo de dança renascentista, teatro. “É importante esse movimento. A universidade fazendo trabalho de produção científica, artística e cultural. O museu fazendo trabalho de formação educacional, de visitação, de programação cultural. Nós nos unindo, os equipamentos culturais do Centro se juntando”.

O Grupo de Choro da UECE apresentou repertório de releitura da obra de Aníbal Augusto Sardinha e K-ximbinho e repertório erudito adaptado ao formato regional de instrumentos do Choro no Brasil. Entre as músicas, Sonoroso (K-ximbinho), Araponga (Luiz Gonzaga), Santa Morena (Jacob do Bandolim), Os Oito Batutas (Pixinguinha), 13 de Dezembro (Luiz Gonzaga), Noites Cariocas (Jacob do Bandolim), Desvairada (Garoto), Arioso – Bach, Junho – Tchaikovski e Ala turca – Mozart.

Grupo de Choro da UECE

Foi fundado em abril de 2014 com existência dedicada ao Choro e proposta de dinamizar-se como atividade artístico-cultural no contexto da comunidade acadêmica sob a orientação do professor Pablo Garcia da Costa. O grupo conta com seis integrantes, sendo quatro bolsistas do Programa de Iniciação Artística pela PROEX/UECE.

Além do estudo de performance musical, repertório e pesquisa, o grupo também estuda a história, a origem e a evolução social de músicos e compositores no contexto da música popular instrumental brasileira do século XX. A direção musical do grupo é do professor Pablo Garcia, em parceria com o bolsista Pedro Madeira, arranjador e bandolinista.

Os integrantes são Pedro Madeira (bandolim 10), Pablo Garcia (bandolim 10), Brenna freire (cavaquinho), Natanael Pereira (gaita), Bruno Vasconcelos (percussão), Valnei Rodrigues (violão 7) e Lucas Bessa (violão 6).


Música no Museu

Música no Museu é um programa do Museu da Indústria para levar apresentações musicais em formatos diversos, sejam espetáculos didáticos, lúdicos, teatrais ou musicais. Na primeira edição do Viva o Centro, no dia 23 de maio, o programa realizou uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UECE.


Viva o Centro Fortaleza

O projeto tem como objetivo principal a valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação dos espaços públicos e privados. O projeto realiza ações mensais, aos sábados, durante todo o dia, com programação articulada entre os espaços participantes. Cada um deles cria sua programação e se articula com as demais, de forma a estimular que o público visite o Centro e permaneça no local para participar de outras atividades. A programação é voltada a um público diversificado, como pessoas de menor acesso a cultura, usuários habituais do Centro, dentre outros.

A programação no Museu da Indústria iniciou com café da manhã no Bistrô, o AMI Restaurantes e Depois, que também esteve disponível para almoço, ficando aberto até 17. Além da apresentação do Grupo de Choro, quem visitou o espaço pode conferir a exposição de longa duração "História da Industrialização do Ceará", um convite a fazer uma viagem no tempo e conhecer a rica e fascinante história da industrialização cearense que se inicia com o ciclo do couro e chega até os dias atuais.

            

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA