SENAI/CE qualifica primeira turma de profissionais para contratação pela CSP

O SENAI/CE qualificou a primeira turma de futuros profissionais que serão contratados pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Os onze alunos formados pelo curso de Operação em Coqueria começam a trabalhar ainda esse mês na CSP, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza. Nesta quinta-feira, dia 2 de julho, os futuros profissionais já qualificados celebraram o encerramento das aulas na unidade do SENAI em Maracanaú, com a participação de coordenadores, professores e de diretores da CSP.

Bem perto de se formar também como técnico em Manutenção Industrial pelo IFCE, Daniel Sousa, de 22 anos, comemora a conclusão da qualificação pelo SENAI/CE. " Espero um futuro promissor, pois somos os primeiros profissionais qualificados na área de Coqueria no Ceará", ressalta. O também aluno em Técnico em Eletrônica do SENAI Maracanaú, Ramon Nascimento, de 18 anos, está otimista com o futuro trabalho. " As expectativas são as melhores possíveis, pois estou tendo a oportunidade de trabalhar numa das maiores empresas do Ceará, que contribuirá com o meu crescimento profissional", reconhece.

O professor do curso, Thiago Pontes, esclarece que Coqueria é uma instalação industrial onde se transforma o carvão em coque. O coque é a matéria-prima da fabricação do aço, juntamente com o minério de ferro. "Os alunos estão aptos a trabalhar desde recebimento do carvão até a parte final da entrega do coque", certifica.

Futuros profissionais


Mais 30 turmas dos cursos do Programa de Qualificação Profissional lançado pelo SENAI/CE, em parceria com a CSP, estão em andamento com aulas nas unidades do SENAI Maracanaú, Jacarecanga e Barra do Ceará. Após seleção, os alunos estão sendo preparados para concorrer a uma das vagas de trabalho ofertadas pela CSP. A Companhia poderá absorver até 950 profissionais em seu quadro operacional em acordo com a disponibilidade de vagas na empresa.


Os cursos específicos para operação da Siderúrgica são nas áreas de Sinterização e Pátio; Coqueria; Tratamento de Gás; Alto Forno; Aciaria; Lingotamento Contínuo; Ponte Rolante; Auxiliar de Laboratório; Técnico de Laboratório; Inspetor de Placas; Planejamento e Controle de Produção; Maquinistas; Caldeiraria; Manutenção Elétrica; Manutenção Mecânica; Soldagem; Tornearia; Fresagem; Retífica e Mandrilhamento.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA