Sistema FIEC realiza, nessa segunda (29), ação de prevenção ao uso de Álcool e Drogas no SESI Parangaba

Em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, o Programa Sistema FIEC de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas e a Secretaria Especial de Política sobre Drogas realizam na próxima segunda-feira, 29/6, uma manhã especial de atividades no SESI Parangaba para colaboradores e alunos.

A programação tem início às 8h30, no auditório Jair Meneguelli, com a palestra “Todos pela Prevenção” com a psicóloga e coordenadora da Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas, Andrea Autran. Em seguida haverá troca de experiência e vivência entre os profissionais da área sobre abordagem e desafios.

Paralelamente, psicólogos, pedagogos e enfermeiros da unidade móvel do Centro de Referência sobre Drogas, do Governo do Estado do Ceará, atenderão os alunos, professores e demais colaboradores do SESI Parangaba, por meio do serviço de tira dúvidas e conscientização sobre o não uso de drogas.

O Programa Sistema FIEC de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas visa desenvolver ações integradas de promoção da qualidade de vida no trabalho e na comunidade, com foco no eixo da prevenção ao uso de álcool e outras drogas, contribuindo assim para minimização dos danos sociais e da saúde entre trabalhadores da indústria e suas famílias.

Nesse sentido, o SESI/CE está atuando em três eixos: por meio de ações educativas nas empresas, via Programa de Educação do Trabalhador; através de consultoria empresarial (em fase de implantação), e na orientação para implantação, por parte das empresas, de comunidades terapêuticas. Neste caso, o SESI cede seu banco de dados com informações sobre o problema para as empresas que desejam implantar (ou sustentar) entidades de prevenção ao uso de álcool e drogas nas comunidades.

Números
Segundo o estudo “Transtornos Psicossociais no Trabalho: A Situação das Indústrias Brasileiras”, 23% dos transtornos mentais que mais afastaram na indústria brasileira no período de 2009 a 2013 estavam diretamente relacionados ao uso de drogas. Ainda segundo o levantamento, feito pela Universidade de Brasília a pedido do SESI Nacional, foram 28.693 afastamentos por mais de 15 dias em 5 anos. Destes, 32% foram devidos ao uso de álcool e 68% devidos ao uso de cocaína e outras substâncias psicoativas.

Estatísticas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) indicam que 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas intoxicadas que se machucam a si mesmas e a outros. A entidade aponta o uso de álcool e outras drogas no local de trabalho como um problema de saúde pública que deve ser abordado sem discriminação. Cálculos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) mostram que o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões em razão do absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas.

ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional de Luta contra o Uso e Tráfico de Drogas. O Brasil o adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas.

Serviço:
O que: Ação de prevenção ao uso de Álcool e Drogas
Quando/hora: 29 de junho, de 8h30 às 12h
Local: SESI Parangaba - Av. João Pessoa, 6754
Informações (85) 3421.5431 ou 9998.8551 - 9757.9625.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA