Reunião da FIEC debaterá implantação do Bloco K nesta terça

O consultor da KPGM, Francélio Cavalcante, participa na próxima terça-feira (23/06), às 18h30min, da reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), quando fará uma exposição sobre o Bloco K do Sped Fiscal. Previsto para entrar em vigor no Ceará a partir de 1° de janeiro de 2016 na contabilidade das empresas, o livro Registro de Controle da Produção e do Estoque por meio do Bloco K, terá impacto direto nas indústrias e nas empresas atacadistas. Através dessa modalidade deverão ser cadastrados eletronicamente todos os componentes (matéria-prima) que tiverem que ser utilizados para a fabricação de um produto final.

Assim, com o Bloco K, o fisco passará a ter acesso completo a todos os processos produtivos e movimentações das empresas. O que, por sua vez, possibilitará grande facilidade para o cruzamento dos dados dos saldos apurados pelo sped, com os informados pelas empresas nos inventários. Desse modo, em caso de diferenças de saldos que não se justifiquem, essas poderão ser configuradas como sonegação fiscal. É importante ressaltar que, antes da nova obrigação, as empresas já precisavam possuir esse conteúdo em um livro físico, todavia isso não era uma prática, já que o livro de Controle da Produção e de Estoque quase nunca era exigido. Agora esse quadro se altera, pois ao entrar no Sped Fiscal, a fiscalização para essa obrigação será mais ativa.


A intenção com a palestra, destaca Francélio, é tirar dúvidas dos industriais, já que a entrada em vigor do Bloco K é irreversível. Ele destaca ainda que, mesmo existindo no princípio dificuldades para a adaptação da nova sistemática, há aspectos positivos a serem considerados, como, por exemplo, o melhor controle de estoque. Já o presidente do Sindroupas, Aluisio Ramalho Filho, um dos organizadores do encontro, ressalta a importância de os empresários estarem ciente de que o Bloco K será implantado, para que possam se preparar desde já.

Contato para entrevistas: Francélio Cavalcante, consultor da KPGM - (85) 4005-1100/ 98868-9733

Informações para a Imprensa
Gerência de Comunicações - SFIEC
(85) 3421 5435 / (85) 3421 5434
Confira as notícias da indústria cearense no FIEC Online.
Facebook: www.facebook.com/SistemaFIEC.
Twitter: www.twitter.com/FiecOnline.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA