SENAI Ceará e Grupo Aço Cearense lançam 1ª Chamada Open Innovation para investir em soluções inovadoras no setor metalúrgico
O SENAI Ceará realizou na Casa da Indústria, na última quinta-feira (01/08), o lançamento da 1ª Chamada Open Innovation, em parceria com o Grupo Aço Cearense. A iniciativa tem o objetivo de atrair startups de base tecnológica para desenvolver soluções inovadoras que promovam o avanço do setor metalúrgico.
O programa oferece apoio financeiro não reembolsável, na forma de cooperação, para projetos focados em segurança no trabalho, otimização de processos, redução de custos e práticas sustentáveis. Com um aporte total de R$ 2 milhões, financiado pelo SENAI Ceará e pelo Grupo Aço Cearense, o programa pretende impulsionar o crescimento econômico e a competitividade da indústria local.
Durante o lançamento, os participantes receberam informações detalhadas sobre o processo de inscrição e os benefícios oferecidos. As inscrições já estão abertas no site do projeto, disponível em: https://chamadaopeninnovationgac.senai-ce.org.br.
O Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos, destacou que a iniciativa está dentro de um processo de inovação aberta, apoiado por recursos da Plataforma Inovação para a Indústria do SENAI. "É uma modalidade que nós chamamos de Empreendedorismo Industrial, que visa colocar em conexão grandes empresas e os seus problemas com os desenvolvedores de soluções, principalmente startups. Nós nos reunimos hoje aqui exatamente para apresentar ao conjunto de interessados em participar desse processo os desafios da empresa".
Representando o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, no evento, Tarcísio reforçou ainda o sucesso da instituição em outras parcerias que envolvem a seleção de soluções inovadoras. "Nós já tivemos uma grande experiência com o Grupo M Dias Branco, e agora nós estamos vivenciando uma outra grande experiência com o Grupo Aço Cearense. Isso é resultado de uma orientação clara da nossa direção regional, no sentido de que o SENAI tem como função primordial apoiar o desenvolvimento da Indústria, interligando todos aqueles que podem ajudar nesse processo".
Consultora do Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará, Ronara Marques complementou que o SENAI não apenas está entrando com recursos financeiros, como também oferecerá o apoio de sua estrutura para viabilização dos projetos. "Nós vamos apoiar todo o processo de seleção da startup, junto com a instituição âncora, e após a escolha do projeto nós iremos ajudar na execução. Aqui no Ceará nós temos o Instituto SENAI de Tecnologia, localizado no Maracanaú, onde todos os projetos serão executados e gerenciados", explicou.
Além de representantes do SENAI Ceará, o evento contou com a presença de membros da diretoria do Grupo Aço Cearense, incluindo o Vice-Presidente de Operação, Ian Correia; o Gerente de Inovação, Henrique Pereira; o Gerente de Produção, Eduardo Coelho; o Gerente de Logística, Nelson Ximenes; o Coordenador de Saúde e Segurança, Diego Carvalho; e o Coordenador de Produção, Kenny Ralph.
Ian Correia apresentou a trajetória de atuação do Grupo Aço Cearense aos presentes no evento. "Nós somos um grupo genuinamente cearense, com muito orgulho. O nosso setor é o setor do aço, trabalhamos com a parte de commodities. Nós somos hoje a maior empresa do Norte-Nordeste de distribuição de aço. Neste ano completamos 45 anos no mercado e estamos projetando entregar mais de 1 milhão de toneladas de aço para o mercado nacional, rendendo mais do que R$ 6,3 milhões de faturamento. Tudo isso só é possível pelos nossos mais de 4.500 colaboradores que fazem acontecer", ressaltou.
Por sua vez, o Gerente Henrique Pereira destacou que a iniciativa promete fortalecer a ligação entre a indústria e as startups tecnológicas, contribuindo para a evolução do setor metalúrgico no Ceará e no Brasil. "O Grupo Aço Cearense implantou, há três anos, o Programa de Gestão da Inovação, o Programa INOVAR, dada a importância do processo de inovação na empresa. Quando o SENAI nos procurou e apresentou essa oportunidade, a gente entendeu que fazia todo sentido, alinhada com a nossa estratégia de inovação, baseada em conexão e desenvolvimento de tecnologias, aplicabilidade e geração de valor".
O cronograma de seleção do programa começa em 1º de agosto deste ano e se estende até 11 de novembro de 2025, passando por várias etapas, incluindo qualificação, seleção, entrevistas, contratação, execução e implantação do projeto. As startups e empresas interessadas devem apresentar soluções para dois desafios propostos pela Aço Cearense: prevenção de riscos e aumento da eficiência nas operações manuais de separação, transporte e carregamento (arrumação de carga), e o desenvolvimento e implementação de medidas eficazes para prevenir acidentes provocados pela exposição humana.
Estão elegíveis para a avaliação startups e empresas de base tecnológica, com CNPJ ativo, de qualquer atividade econômica, possuindo ou não CNAE primário industrial, desde que apresentem competência tecnológica para solucionar os desafios lançados e que estejam aderentes ao Público Alvo do Edital Plataforma de Inovação para a Indústria 2024.