Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, uma parceria do IEL Ceará com a UFC, inicia o último trimestre proporcionando uma formação sólida e alinhada com as demandas do mercado

Teve início nesta semana o último trimestre das aulas das disciplinas do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (MPAC) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso teve início em outubro do ano passado e nesse tempo tem se destacado pela intensidade e riqueza no intercâmbio de conhecimentos entre alunos e professores, confirmando as expectativas iniciais. Com uma abordagem teórico-prática robusta, o programa vem proporcionando aos mestrandos uma formação sólida e alinhada com as demandas do mercado.

A coordenadora do curso, professora doutora Alessandra Carvalho de Vasconcelos, relata que o primeiro semestre do programa, finalizado em maio, contou com sete disciplinas vinculadas às três linhas de pesquisa do MPAC – Contabilidade, Controladoria e Finanças, Estratégia e Sustentabilidade e Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas –, alinhadas à área de concentração de Gestão Organizacional. Ao longo das disciplinas, os mestrandos apresentaram seminários sobre temas centrais das linhas de pesquisa e elaboraram artigos teórico-empíricos que contribuíram para a identificação de soluções de problemas organizacionais nas empresas onde eles trabalham. Após o último trimestre de aulas, tem início o período de elaboração da dissertação.

“Foram diversos desafios e conquistas obtidas ao longo do primeiro semestre e temos certeza que a turma, fruto da importante parceria da UFC com o IEL Ceará, conseguirá obter êxito nas disciplinas do próximo semestre e produzirá dissertações aplicadas às organizações de vínculo, materializando a contribuição do MPAC em conjunto com o IEL Ceará, para o mercado cearense”, afirmou Alessandra.

A professora Cláudia Buhamra, que ministrou a disciplina “Gestão estratégica”, a última do primeiro semestre, avalia que a turma é diferenciada pelo elevado nível de conhecimento acadêmico e profissional de todos os alunos. “É uma turma muito homogênea no nível do conhecimento, já que todos são gestores organizacionais. Além disso, eles têm uma característica peculiar que é a vontade de aprender mais, conhecer o novo e a generosidade em partilhar com os colegas e professores o conhecimento. Na minha disciplina, à medida que eu trazia releituras de instrumentos clássicos e estratégicos, os alunos interagiam, perguntavam, davam exemplos. A demonstração dos alunos da vontade de aprender realmente me encantou”, detalhou.

Os mestrandos, em geral, demonstram satisfação com a qualidade do ensino e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. Adriana Leal, uma das alunas do curso, destaca a relevância dos conteúdos abordados.

“O conteúdo das disciplinas tem provocado grandes reflexões no meu pensar e agir, enquanto profissional. Muitas vezes, eu me deparo com situações cotidianas que podem ser melhor instrumentalizadas na prática e auxiliar no alcance dos objetivos institucionais acordados. No meu dia a dia, procuro identificar fatos reais de minha vida profissional e fazer as conexões com os temas discutidos, os seminários apresentados, os artigos desenvolvidos. Sempre há possibilidade de avançar nos processos, descobrindo novos olhares, novos horizontes para a evolução no exercício da nossa profissão e na nossa contribuição para o desenvolvimento da sociedade”, comentou.

Adriana conta que quando decidiu fazer um mestrado para “avançar na sua qualificação profissional” optou por este curso “pela qualidade e reputação das instituições envolvidas, pela localização geográfica das instalações do IEL e o horário noturno disponibilizado”.

“Todos os docentes têm se dedicado para conduzir as disciplinas da forma mais participativa e inclusiva possível. Os conteúdos são cuidadosamente escolhidos para atender aos objetivos do curso. O relacionamento com os professores tem proporcionado um ambiente de compartilhamento de experiências amplas e significativas em cada disciplina. Quanto à organização do curso, é preciso destacar a presteza, o cuidado e o profissionalismo de cada integrante do IEL para que o ambiente físico esteja adequado, os instrumentos audiovisuais estejam disponíveis, bem como o cronograma de realização do curso seja seguido. A equipe da coordenação tem se dedicado ao máximo para tratar todas as demandas dos alunos de maneira objetiva, ágil e justa, orientando em cada passo necessário a ser dado. O cuidado conosco é impressionante! Só temos a agradecer”, opinou.

Robério Bandeira, outro aluno do mestrado, fez uma avaliação positiva do primeiro semestre e enalteceu a qualidade das discussões em sala de aula como um dos pontos positivos do curso, acrescentando outras vantagens do programa. 

“Sou formado em Administração e já buscava um mestrado na área. O fato de o curso ser realizado no IEL foi determinante para a minha escolha, porque se fosse em outro local talvez eu não conseguisse conciliar com os meus horários. O curso está sendo muito bom. Existe um canal aberto de comunicação com a coordenação e os nossos colegas são profissionais do mercado muito capacitados, o que também enriquece bastante as discussões. Sou também professor e o curso tem sido muito importante para o meu trabalho. Não só para adquirir novos conhecimentos, mas para reforçar a bagagem que eu já trazia quando cheguei ao mestrado. Nesse primeiro semestre, foram muitos conteúdos e mergulhar nesse universo acadêmico, nesse mundo novo de escrever artigos, tem sido um dos maiores desafios”, apontou. 

A especialista em Educação Executiva do IEL Ceará, Ana Zuleika Bastos, ressalta que a formação de excelência é o principal objetivo do IEL Ceará. "Queremos que nossos alunos estejam sempre à frente, preparados para os desafios do mercado e capazes de contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento das organizações onde atuam. Por isso, continuaremos oferecendo todo o suporte necessário para que eles alcancem seus objetivos profissionais e acadêmicos."

Saiba mais

Com uma carga horária de 480 horas/aula, o mestrado une a excelência acadêmica com experiências de mercado, potencializando a capacidade de trazer resultados para as organizações. Em sua terceira turma, o curso é uma referência no mercado cearense, tem como foco (área de concentração) Gestão Organizacional e conta com três linhas de pesquisa: Contabilidade, Controladoria e Finanças; Estratégia e Sustentabilidade; e Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas.

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