Reunião mensal do SIMEC discute exploração de lítio e segurança nas empresas

Com a presença de diretores e associados, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no estado do Ceará (SIMEC) realizou, nesta segunda-feira, 11/09, a reunião mensal do mês de setembro, na Casa da Indústria. Em pauta, estiveram temas como os usos do lítio no contexto da sustentabilidade no Ceará, a aplicação da tecnologia israelense para segurança perimetral e segurança do trabalho.

Compareceram ao encontro o Presidente do SIMEC, César Barros; o Diretor Finananceiro Pedro Mendonça; o Diretor Administrativo, Ricard Pereira; o Coordenador Executivo da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), Davi Macêdo; além de outros representantes e membros do SIMEC e demais sindicatos.

O Presidente do SIMEC deu início ao encontro destacando informes gerais, como a elaboração do novo planejamento estratégico do Sindicato e a divulgação dos serviços oferecidos aos associados.

“Temos palestras, aprendizagem, aperfeiçoamento, assessoria jurídica, networking entre empresas. Às vezes as pessoas não sabem o que Simec tem, então fizemos uma forma de divulgar para encontrar mais associados e provocar que fiquem adimplentes”, ressaltou César Barros.

Em palestra sobre o lítio no Ceará, o Presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Carlos Rubens Alencar, falou sobre as oportunidades que a exploração pode trazer para o setor metal mecânico e a tendência de alta na demanda pelo mineral nos próximos anos.

“Já tínhamos a utilização do lítio em medicamentos e na indústria do vidro e da cerâmica, por exemplo, mas eram volumes menores. Agora, de repente, querem substituir os veículos por carros elétricos com bateria de lítio. Não conseguimos atender essa demanda num estalar de dedos. Vamos evidenciar que é um processo longo, porque envolve pesquisa mineral e novas reservas”, explicou.

Outro ponto abordado durante a reunião foram as atualizações de normas e documentações relacionadas à segurança do trabalho nas empresas, assunto explanado por Nelson Machado e Elisa Machado, Sócios da Qualité Medicina Ocupacional.

Já na área de segurança patrimonial, o Gerente de Implantação da MTM Telecom, Fernando Costa, apresentou aos associados do SIMEC soluções israelenses que utilizam câmeras e radares de alta tecnologia para a vigilância de áreas de grande perímetro.

“O objetivo é conseguir detectar de forma antecipada intrusões, ou seja, bandidos e quadrilhas que venham roubar qualquer tipo de equipamento. Entendemos que essa solução vem contribuir para aumentar a segurança das empresas e do capital humano”, pontuou.

A reunião também contou com uma apresentação sobre o SIMEC Business World, liderada por Fernando Ximenes, cientista industrial e presidente da Gram-Eollic.

Informações sobre como se tornar um associado do SIMEC podem ser obtidas na página do sindicato: https://simec.org.br/.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA